21/05/2013

Projeto de Xadrez

Os alunos do Ensino Fundamental I têm aulas frequentes de xadrez desde o início do ano, mas nas últimas semanas o desafio ficou mais complexo. No laboratório de informática, os estudantes formam duplas e precisam vencer um adversário bastante calculista: o computador. Utilizando simuladores, como o Flash Chess 3 (clique aqui para jogar), o raciocínio precisa ser ainda mais eficiente, pois a máquina sabe a cada rodada todos os movimentos possíveis, algo complexo para um aluno iniciante. Entretanto, analisar o jogo e suas particularidades permite às turmas pensarem além, desenvolvendo estratégias, planos e a concentração. O benefício por fim é estendido às outras disciplinas estudadas, como a matemática.