Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Os Anos Finais apresentam complexidades maiores, o que requer dos estudantes maior apropriação das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados as diferentes áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens, visando o aprofundamento e à ampliação de repertórios.

As propostas pedagógicas e experiências escolares, no La Salle Caxias, servem de elementos para a formação integral, seguindo os princípios Éticos, Estéticos e Políticos do estudante, transformando o seu itinerário formativo. De acordo com esses princípios da proposta educativa Lassalista e em conformidade com as legislações vigentes (CNE) o Ensino Fundamental- Anos Finais, tem como objetivo desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe também, meios para a progressão de suas aprendizagens, mediante aos seguintes objetivos:

I-    O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II-   A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III-  O desenvolvimento da aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores;

IV-  O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O currículo é concebido como um conjunto de práticas, experiências e processos intencionais desenvolvidos dentro e fora da instituição escolar. É desenvolvido, portanto, com a participação da comunidade educativa e das famílias.

A nossa proposta é uma aprendizagem ativa e significativa, avança em espiral, de níveis mais simples aos mais complexo de conhecimentos e competências em todas as dimensões da vida. Esses avanços realizam-se por diversos projetos, momentos, movimentos, espaços e tempos, que se integram e se complementam com interações sociais e culturais.

Nosso objetivo é que as aprendizagens sejam resultados de três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. Por isso, um ensino voltado para além de informações, mas que envolva o pensar, o agir e o sentir.

 

Projetos:

Os projetos desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares e de forma interdisciplinar, são advindos da construção do conhecimento nos vários espaços escolares e sociais com olhos para:

- a valorização e respeito as múltiplas inteligências e linguagens;

- à motricidade;

- às emoções;

- as diferenças de pensamentos;

- ao ritmo pessoal, à criatividade;

- aos interesses;

- às experiências;

- às habilidades;

- aos valores;

- à capacidade cognitiva e simbólica.

Isso tudo, levando em consideração o contexto e a realidade histórica, cultural e social. Desta forma, as aprendizagens e valores adquiridos no decorrer dos anos LASSALISTAS acompanham nossos estudantes em todo o percurso de suas vidas!!!

 

 

  • 1° Ano
  • 2° Ano
  • 3° Ano
  • 4° Ano
  • 5° Ano
  • 6° Ano
  • 7° Ano
  • 8° Ano
  • 9° Ano

Somos La Salle Caxias

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Noite Fabulosa
    Fechar

    Noite Fabulosa

    Pensando na importância que a leitura e o lúdico exercem na aprendizagem das crianças, a Noite Fabulosa é um momento dedicado à apreciação da obra “Listas Fabulosas”, de Eva Furnari. Através de fantasias e descobertas e motivados pela curiosidade, os alunos do 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental são convidados a transportar-se ao desconhecido, aguçar o seu potencial cognitivo e criativo e a decifrar os sentimentos e emoções que os cercam.

  • GincaAlfa
    Fechar

    GincaAlfa

    Por meio deste projeto, buscamos envolver as diversas áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar com alunos do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental. O projeto se inicia com a contação da história: “João esperto leva o presente certo” percorrendo o trajeto da “floresta”, de forma lúdica e com muita imaginação. Desafios e brincadeiras são desvendados e solucionados por equipe. Temos como objetivo incentivar a autonomia e resolução de problemas, deste modo, não haverá competição.

  • Passagem para Letra Cursiva
    Fechar

    Passagem para Letra Cursiva

    Evento para as turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental que comemora a Passagem para a Letra Cursiva. Um momento especial e lúdico, com o objetivo de desvendar as letras que apresentam-se como um mistério. 

  • Noite Italiana
    Fechar

    Noite Italiana

    A II Noite Italiana tem a finalidade de resgatar a história da imigração italiana na região da Serra Gaúcha, proporcionando aos familiares a apreciação de um espetáculo cênico musical encenado pelos alunos, que convide todos os presentes a identificar elementos da nossa cultura e a reviver a história da construção de Caxias do Sul. Uma noite que deverá ser marcada pela alegria de estarmos juntos.

  • Te Aprochega, Tchê!
    Fechar

    Te Aprochega, Tchê!

    Atividades que resgatem a cultura gaúcha através de leituras, pesquisa, entrevistas, culinária, exposição de trabalhos dos alunos e de itens relacionados ao assunto abordado, espaço lúdico com brinquedos e brincadeiras alusivos à cultura gaúcha, construção de um galpão crioulo para uso coletivo na escola e de um minimuseu com artefatos gaúchos, missa crioula, além de apresentação dos alunos, intervenção artística de um CTG com danças típicas e almoço campeiro.

  • Festa da Caneta
    Fechar

    Festa da Caneta

    Evento para as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental que comemora o início da escrita a caneta. Um momento especial e muito esperado pelos alunos , com o objetivo de aprimorar e incentivar a escrita correta das palavras, bem como o gosto pelas produções.