Orientação

Sob a orientação da Rede La Salle, à frente de seu tempo, o La Salle Caxias conta com um projeto pedagógico embasado em princípios e orientações metodológicas atualizadas. Desde seus inícios, a inovação e a praticidade de sua pedagogia foram competências essenciais para a sua renovação através dos tempos. Ao priorizar o rigor da qualidade de seu ensino-aprendizagem nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Turno Integral, o La Salle Caxias abre-se também a outras atividades de formação integral, extracurriculares, como: ballet, clube de idiomas, escolinhas de esportes, natação, coros, robótica e games matemáticos, teatro e violão.

Informações Gerais

O Colégio La Salle Caxias atende a uma matrícula de 947 alunos, oriundos de 804 famílias que residem de 77 bairros de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha. O quadro docente é de 52 professores. Funcionários somam 40. Localizado no bairro São Pelegrino, rua La Salle, 1004, quanto à sua área física, além de suas salas de aula e pátios amplos, o Colégio dispõe de auditório, biblioteca, capela, ginásio de esportes, laboratórios, parque infantil, salas de música, de dança, interativa e de recreação.

Reinventando-se para os novos tempos

Com o intuito de ser uma instituição que responde com criatividade, e inovação, reinventando-se para os novos tempos, concebe na sua matriz pedagógica a produção e apropriação do conhecimento, valorizando a capacidade humana de aprender continuamente. Proporciona uma educação que visa ao desenvolvimento integral da pessoa, enfatizando as aprendizagens significativas, a interação e o diálogo e o fortalecimento de valores ético-cristãos. Operacionalizando esta filosofia orientadora, aciona seus projetos especiais, a saber: projetos do Portal Educacional, Fórum Formação de Pais, Grupo de Jovens, Jornadas Pedagógicas e de Formação, Feira do Livro, Projeto Líderes para o Século XXI, Robótica Curricular, Open School, Viagens Culturais, Grand Prix do Conhecimento, Matemática através de games e desafios, Mind Lab e Olimpíadas.

Organização

A escola ao priorizar uma educação humana e cristã de excelência para crianças e jovens, não prescinde de uma boa organização a partir de seu organograma. Este, se expressa em duas supervisões, educativa e administrativa, sob a chancela da Direção e Conselho Pedagógico-administrativo. Nesta configuração orgânica, podemos destacar os Serviços de Coordenação Pedagógica, de Orientação Educacional, Coordenação de Turno e Serviço de Pastoral. Há também os serviços de Secretaria, Biblioteca, Multimeios, TI e Laboratórios. A Supervisão Administrativa gerencia o serviço administrativo, os Recursos Humanos e Serviços Gerais. Recepção, Segurança, Reprografia, Manutenção e Limpeza garantem um ambiente adequado aos estudos e ao cultivo de uma gestão eficiente e eficaz.

Agremiações

Um organismo educacional se constitui num conjunto de objetivos e pessoas. Em especial, pessoas que compartilham da missão e visão. Merecem destaque as agremiações proativas que buscam a sua melhor maneira de colaborar com a escola. São elas: CEPELS, APM, Grêmio Estudantil, Clube de Mães, Coro e Escolinhas.

La Salle Caxias

Sua trajetória exitosa de oito décadas de história o qualifica na galeria das instituições que significam. Uma Escola onde seus alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio são orientados a sua estatura cidadã, na vivência de valores consistentes e, sobretudo, na construção de um projeto de vida, sentido de viver. E para um sonho se eternizar – educação humana e cristã de excelência – é preciso muito talento, parcerias, dedicação, dentre outros. Fatos, realizações, credibilidade, superações, sintonia social são sinais tangíveis que atestam o inventário de uma bela história construída a serviço da educação. Em tudo, Deus seja louvado!