Quem foi São João Batista de La Salle?

Sacerdote francês, João Batista de La Salle (1651-1719) dedicou sua vida à educação. Abdicando de bens e títulos. Com os primeiros professores, criou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, conhecidos também por Lassalistas, que atendem a quase um milhão de alunos em todos os graus de ensino em mais de 80 países de todos os continentes.

La Salle, desde o início, concebeu o professor como um vocacionado, isto é, alguém que vive o magistério além da profissão. Deixou inúmeras obras inspiradoras: “Meditações para os Educadores”e”Guia das Escolas”. 

Em 24 de maio de 1900, o Papa Leão XIII declarou La Salle Santo da Igreja Católica, considerando-o como um modelo de educador e pedagogo. Cinquenta anos mais tarde, 15 de maio de 1950, o Papa Pio XII conferiu-lhe o honroso título de Padroeiro Universal de todos os Educadores.

La Salle, hoje, continua vivo nos Irmãos De La Salle e nos Colaboradores Lassalistas, que se dedicam à educação e à formação das crianças e dos jovens, e ajudam a construir um mundo melhor.

Ser Irmão Lassalista é...

...ser um Religioso seguidor de Jesus Cristo;

...viver com alegria e fraternidade em uma comunidade com outros Irmãos;

...ser alguém que acredita na construção de um mundo melhor;

... dedicar-se, como educador cristão e religioso, ao serviço educativo das crianças e dos jovens.


O Irmão Lassalista atua em diversas frentes:

  • Escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio
  • Universidades
  • Catequese
  • Educação popular
  • Pastoral da Juventude e Vocacional
  • Ação Missionária

Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional é um serviço específico de ajuda às pessoas que querem seguir um processo de discernimento vocacional para, no momento oportuno, optarem pelo estilo de vida que desejam seguir. Como pessoas, todos somos chamados a amar. Existem muitas formas de amar, diferentes lugares e realidades onde se pode expressar o amor e diferentes maneiras de viver esse amor: ser religioso consagrado é uma delas; casar é outra; ser padre, também é uma; permanecer leigo é mais uma maneira. A Pastoral Vocacional é um auxílio nesse processo de descoberta do como e do onde Deus quer que cada pessoa expresse sua capacidade de amar. E, para poder fazer essa opção, a pessoa precisa conhecer-se.


É um trabalho pastoral dos Irmãos Lassalistas que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e a vida religiosa. Você já pensou em ser Irmão? Entre em contato conosco e saiba mais: claudio.dierings@lasalle.edu.br