Avaliação no La Salle Caxias

A escola realiza a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativa, baseada nos diagnósticos, na frequência, no acompanhamento e na verificação do rendimento escolar, cumprindo o disposto no regimento escolar. A avaliação é diagnóstica e formativa, dinâmica, cumulativa, processual, sistemática, objetiva e participativa em função dos objetivos propostos, atentando para a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Ocorre durante todo processo ensino-aprendizagem, fornecendo subsídios ao professor para que ele possa escolher as estratégias mais adequadas para desenvolver as habilidades necessárias ao aprendizado esperado. 

Avaliação na Educação Infantil
A Educação Infantil, com duração de três anos, é uma etapa de extrema importância no desenvolvimento integral da criança, tendo como objetivo principal a socialização do aluno em um ambiente acolhedor e de estimulação a múltiplas descobertas e aprendizagens. Assim, a avaliação na Educação Infantil contempla a observação do desenvolvimento dos aspectos social, cognitivo e psicomotor, expressa em forma de Parecer Descritivo. Neste nível de ensino a avaliação não tem finalidade de promoção e ocorre a partir dos objetivos estabelecidos no Projeto Pedagógico, no Plano de Atividades da Educação Infantil e em consonância com a Legislação vigente. O ano letivo está dividido em três trimestres, entretanto, o Parecer Descritivo é entregue aos pais ou responsáveis semestralmente.

Avaliação no 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental
No 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, a prioridade é proporcionar aprendizagem através do lúdico e da experimentação, por isso o processo de alfabetização é permeado de vivências práticas, que despertam a curiosidade e a busca de respostas na construção das hipóteses da escrita. A avaliação no 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental contempla a observação do desenvolvimento dos aspectos social, cognitivo e psicomotor, expressa em forma de Parecer Descritivo. O Parecer Descritivo apresenta um registro do ensino globalizado, um registro relativo às observações de Educação Física, um registro das observações das atividades desenvolvidas em Língua Inglesa e um registro das aulas de Arte e Educação Musical. O ano letivo está dividido em três trimestres e o Parecer Descritivo é entregue aos pais ou responsáveis após o término de cada trimestre. Não haverá retenção no 1º Ano do Ensino Fundamental.

Avaliação no 3º, 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental
A partir do 3º Ano do Ensino Fundamental, a prioridade é o desenvolvimento da leitura e escrita, aprofundando a construção das noções já desenvolvidas nos anos anteriores. A avaliação do desempenho passa a ser registrada através de notas na escala de 1 (um) a 10 (dez). As notas são expressas em valores decimais. O ano letivo está dividido em três trimestres e os resultados da avaliação do desempenho do educando são registrados ao final de cada trimestre em um boletim. A Média Anual do educando é resultado da soma das notas dos três trimestres dividida por 3. Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 7,0. Ao final do ano letivo, concluídos os três trimestres, o educando que não obtiver média igual ou superior a 7,0, será submetido a Exame Final. A Média Final é calculada após a realização do Exame Final, e é resultado da soma da Média Anual e da nota obtida no Exame Final, dividida por 2. Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 5,0. O aluno que não obtiver aprovação no Exame Final estará reprovado.

Avaliação no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio
A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do desempenho da aprendizagem e da apuração da frequência. O ano letivo está dividido em três trimestres e os resultados da avaliação do desempenho do educando são registrados ao final de cada trimestre em um boletim. No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio a avaliação do desempenho é registrada através de notas na escala de 1 (um) a 10 (dez). As notas são expressas em valores decimais.

Em cada trimestre, em cada componente curricular, dos 10 (dez) pontos do registro da avaliação, 1,0 (um) ponto é considerado avaliação qualitativa. A avaliação qualitativa permite o acompanhamento do desenvolvimento do educando em relação a: Realização das tarefas (pontualidade, capricho, organização, participação, cooperação, temas, trabalhos) e atendimento às normas contidas no Guia da Escola Lassalista – respeito (professores, colegas, funcionários, patrimônio), postura e atitudes nos diferentes espaços de aprendizagem (pátio, biblioteca, salas de aula, laboratórios, capela, passeios e atividades culturais; cuidados com a limpeza, urbanidade). Os 9,0 (nove) pontos restantes são avaliados em, no mínimo três instrumentos diferentes aplicados ao longo do trimestre.

A Média Anual do educando é resultado da soma das notas dos três trimestres dividida por 3. Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 7,0. Ao final do ano letivo, o educando que não obtiver média igual ou superior a 7,0, será submetido a Exame Final. A Média Final é calculada após a realização do Exame Final, e é resultado da soma da Média Anual e da nota obtida no Exame Final, dividida por 2. Para obter aprovação, a média deverá ser igual ou maior que 5,0. Ao aluno do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que não alcançar aprovação após o Exame Final, é oferecida uma nova oportunidade, denominada Avaliação Especial. A Média Final, calculada após a realização da Avaliação Especial, é resultado da soma da Média Anual e a nota da Avaliação Especial, dividida por 2. Encerrado o processo de Avaliação Especial, considera-se aprovado o educando que obtiver Média Final igual ou superior a 5 (cinco) em cada componente curricular. O aluno que não obtiver aprovação na Avaliação Especial estará reprovado.

As datas de aplicação dos Exames Finais e da Avaliação Especial estão fixadas no Calendário Escolar divulgado à Comunidade Educativa e ocorrem após o término do ano letivo. Não haverá aplicação de Exames finais e Avaliação Especial fora do período determinado em Calendário Escolar. O aluno que não comparecer na data de aplicação do Exame Final estará, automaticamente, em Avaliação Especial. O aluno que não comparecer na data de realização da Avaliação Especial será mantido como reprovado.