27/11/2015

Educação Nacional

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Um grupo de 18 alunos do La Salle Abel participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e quatro deles atingiram a média necessária e receberam, nessa quinta-feira (26/11), além de certificados de participação, medalhas pelas notas alcançadas. Foram eles: André Mourão Andrade, do 3º ano do EF, João Vitor Rangel Barquette e Plínio Cortes Alvim, ambos do 1º ano do EM, e Lucas Xavier Marins, do 2º ano do EM. O colégio foi inscrito na competição pela orientadora educacional do 2º ano do EM, Kátia Mendonça, e esses 18 estudantes se interessaram em entrar na disputa. Todos os que participaram, assim como os professores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais envolvidos no processo, também foram premiados com certificados.

Além disso, os três alunos do EM foram convidados a participar do processo seletivo para formação das equipes que irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que ocorrerão em 2016.

A OBA foi realizada no dia 15 de maio, com a aplicação da prova nas escolas inscritas. A competição é aberta à participação de escolas públicas e privadas, e a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, tendo quatro níveis divididos entre os anos de escolaridade. A prova foi constituída por sete perguntas de Astronomia e três de Astronáutica, com duração de quatro horas para os alunos do EM e de duas para os do EF.

Em sua 18ª edição, a OBA é um projeto organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e que tem como objetivos incentivar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, além de selecionar equipes para representarem o Brasil nas olimpíadas internacionais acima mencionadas.