Educação Infantil

Educação Infantil

Na Educação Infantil do La Salle Abel a construção do conhecimento acontece por meio de atividades lúdicas que estimulam as descobertas, a curiosidade e as capacidades motora e cognitiva da criança. O desenvolvimento integral, um dos princípios da educação lassalista, é estimulado mediante atividades de socialização e convivência, de cuidado e de respeito com o outro, de conhecimento próprio e de desenvolvimento da autoestima e da autonomia.

A Educação Infantil é dividida nas seguintes etapas: 

- Creche II: 2 anos completos até 31 de março de 2024.
- Creche III: 3 anos completos até 31 de março de 2024.
- Pré-escola I: 4 anos completos até 31 de março de 2024.
- Pré-escola II: 5 anos completos até 31 de março de 2024.

Os turnos oferecidos são:

- Manhã: das 7h20 às 11h50 (com direito a um lanche).
- Tarde: das 13h20 às 17h50 (com direito a um lanche).

Somos La Salle Abel

É a nossa segunda casa! Aqui, recebemos o carinho dos professores, dos colegas e de todos os que fazem parte dessa grande Família Lassalista. Quanto ao aprendizado, nos sentimos importantes, pois sabemos que estamos nos preparando para o futuro.

Giovana Tavares e Júlia Maciel Alunas do 4º ano do EF I

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Projeto Saborear
    Fechar

    Projeto Saborear

    A raiz semântica da palavra COMER no hebraico é a mesma da palavra COMUNHÃO, reafirmando que alimentação é a primeira forma de relação: representa cuidado, amor, sobrevivência, nutrição e atenção.

    O Projeto Saborear incentiva o contato com o outro, expandindo olhares e experiências, gestos e encontros. As crianças compartilham diálogos, sabores, preferências, memórias, culturas e saberes. Através do Saborear, as crianças estão constantemente em convivência com os alimentos seus gostos, texturas e sabores. 

     

     

  • Cozinha experimental
    Fechar

    Cozinha experimental

    Na cozinha experimental, os alunos da Educação Infantil e 1º ano unem-se para aprenderem receitas. A nutricionista do Colégio, Nathália Rizzo assume o comando da aula, e mostra os ingredientes e utensílios usados, além das crianças poderem levar a receita do dia para casa. 

     

  • Horta
    Fechar

    Horta

    No espaço da Educação Infantil e 1º ano, há um espaço reservado para horta. Periodicamente, as crianças plantam, colhem e regam os alimentos ali cultivados com a supervisão das professoras. 

     

  • Misturinha de frutas
    Fechar

    Misturinha de frutas

    Momento onde as crianças compartilham com os colegas e professoras, frutas trazidas de casa. Experimentam juntos e exploram cores, sabores e texturas. 

     

  • Projeto Abeler/ Passaporte de Aventuras
    Fechar

    Projeto Abeler/ Passaporte de Aventuras

    A leitura abre portas para o mundo. Através dela, conhecemos histórias e culturas sem sair do lugar. Quando se é criança, ler ajuda a construir a criatividade, a imaginação, adquirir conhecimentos, valores e a se comunicar melhor. O Projeto Abeler tem o objetivo de ampliar e incentivar a experiência da leitura a partir de um rodízio semanal de livros, com os dias definidos de acordo com o ano de cada segmento, e da reflexão e da análise do aluno sobre o conteúdo construído. 

    As crianças levam os livros para casa e junto dos livros vão fichas onde junto dos responsáveis, podem registram tudo o que for mais significativo e guardar, para sempre, essas experiências. Ao provocar a leitura em família, procura-se proporcionar um momento de encontro. O livro pode ser um precioso elo de aproximação entre pais e filhos, possibilitando períodos de diálogo e partilha.