Sobre a Pastoral

O Serviço de Pastoral no Colégio La Salle Abel é uma proposta de concretização da mensagem de Jesus Cristo em fidelidade à Pedagogia Lassalista. As atividades pastorais perpassam todas as instâncias e âmbitos escolares efetivando, assim, a Escola em Pastoral, que cuida da formação dos alunos em suas diversas faixas etárias, das famílias e de todos os educadores. Os projetos desenvolvidos têm caráter evangelizador, uma vez que englobam ações que buscam fortalecer e gerar uma relação construtiva consigo mesmo, com o outro, com Deus e com a natureza.

Formação
Pe. Antônio Sobrinho (Capelão)
Luisa Alvarenga (Animadora de Pastoral)
Prof. Delano Costa (Coordenador de Pastoral)
Yuri Souza (Animador de Pastoral)
Kamilly de Miranda (Animadora de Pastoral)


Confira abaixo alguns projetos desenvolvidos pela Pastoral do Colégio La Salle Abel:

Catequese – Preparação para Primeira Eucaristia

Como Escola Católica, queremos oferecer aos nossos alunos a possibilidade de conhecer Jesus mais de perto, através do Sacramento da Eucaristia. Em comunhão com a Igreja local temos a alegria de possibilitar aos nossos alunos, a partir das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, a experiência do encontro com Deus durante dois anos em encontros semanais. Nesse período, o catequizando é iniciado nas celebrações litúrgicas e na vivência comunitária da fé.

Pajula - Pastoral da Juventude Lassalista

A Pastoral com os adolescentes e jovens é uma ação que busca a evangelização das juventudes no ambiente escolar. Vivendo em comunidades, trabalhando e desenvolvendo uma formação integral e de metodologia própria, os jovens da Pajula buscam ser testemunho vivo de Jesus Cristo. Através de encontros sistemáticos e em grupos de reflexão por ano escolar, a Pastoral da Juventude Lassalista tem como objetivo promover a formação humana e cristã. As experiências alimentam, fortalecem e personalizam a fé para que os participantes possam vivê-la de forma permanente na comunidade, onde o protagonismo juvenil é destacado. Os grupos da Pajula são oferecidos do 6° ano do Ensino fundamental à 3ª série do Ensino Médio, por meio de encontros semanais.

Voluntariado

O grupo de Voluntariado é oferecido aos alunos do Ensino Médio por meio de encontros semanais e tem como objetivo incentivar a cidadania mobilizando os estudantes em prol de atitudes solidárias. Como Lassalistas, temos como base primordial os ensinamentos de Jesus, sob o carisma deixado pelo nosso fundador São João Batista De La Salle e, no voluntariado, o nosso maior objetivo é poder contribuir para uma sociedade mais justa e por um mundo melhor.

ONG TETO

A TETO é uma Organização Não Governamental (ONG) que tem como propósito a superação da extrema pobreza através da formação e da atuação conjunta entre os moradores das comunidades atendidas e os voluntários. Uma das primeiras ações da instituição, ao iniciar campanhas, é a construção de casas emergenciais para as famílias consideradas em situação de vulnerabilidade. Em parceria sólida entre a ONG e nossa escola,  oferecemos aos alunos do Ensino Médio essa experiência que acontece uma vez por semestre.

Vivência litúrgica e sacramental

Como escola confessional, destacamos a centralidade da fé em Jesus Cristo por meio da espiritualidade lassalista. Os momentos acontecem através das celebrações, orações, reflexões e comemorações das datas festivas como a Campanha da Fraternidade, a Páscoa, a Semana de La Salle, a Coroação de Nossa Senhora, o mês vocacional, o mês da bíblia entre outras celebrações. As missas e oração do terço  acontecem quinzenalmente, de forma alternada, às quartas-feiras, às 18h30, na capela da escola.

Jornadas de Formação

São momentos de formação humana, pessoal e grupal entre os alunos, por meio de temáticas pertinentes a cada ano de escolaridade. As vivências acontecem separadas por turma e acontecem uma vez por ano, seguindo a organização do calendário pedagógico.