26/10/2015

Projeto Rumo às Universidades na reta final do ENEM

Na sexta-feira (23/10) que antecedeu as provas do ENEM, estudantes do 3º ano do EM se reuniram na Sala de Convenções do Unilasalle-RJ para uma manhã de descontração e relaxamento. Foi a culminância do projeto “Rumo às Universidades”, desenvolvido desde o mês de abril, com aulões interdisciplinares e atividades em horários alternativos, visando a uma melhor preparação dos alunos para o vestibular.

Na ocasião, os futuros universitários receberam as últimas dicas antes das provas, passadas por professores de diferentes disciplinas, que deram conselhos como “não estudar no fim de semana antes da prova, para não gerar ansiedade”; “começar pela matéria de maior facilidade do aluno”; e “não chutar as questões”, devido ao método de TRI (Teoria de Resposta ao Item) utilizado no ENEM, no qual cada letra vale uma pontuação. Em seguida, um saboroso lanche foi oferecido aos estudantes.

Mais tarde, os jovens receberam o comediante Leo Ramos para um show de stand up comedy. Durante a apresentação, ele cantou um rap de sua autoria sobre o ENEM. E a manhã não foi só de bate-papo, sob o comando dos professores de Educação Física, os vestibulandos se dirigiram à área externa do prédio e lá participaram de animadas gincanas e brincadeiras, como “torta na cara”.

A emoção tomou conta do encerramento do evento, momento no qual duas alunas falaram, em nome de todos os estudantes, belas palavras em homenagem aos educadores, e levaram seus colegas, professores e funcionários às lágrimas. Por fim, o professor de Física Diogo Prado convidou a todos para uma oração.

Mas não foi só o dia 23 que foi dedicado a momentos de relaxamento para os alunos concluintes. Durante todos os recreios da semana do dia 19, os jovens puderam jogar videogame, na Sala La Salle, e relaxar, na sala da PAJULA. Além disso, na quinta-feira (22/10), as professoras de Educação Física Deborah Sabino e Claudia de Sá ensinaram um alongamento e uma massagem, que poderiam ser feitos antes da prova.