23/09/2015

Projeto “Educação, Ética e Saúde”

Estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 23 de setembro, de um debate sobre “Drogas lícitas e ilícitas: a polêmica da descriminalização e suas consequências”, que contou com as presenças do delegado de polícia Pedro Brasil, ex-aluno do La Salle Abel; do prof. Leônidas Duarte, responsável por um centro de recuperação de dependentes químicos; e da prof.ª de Química de nossa Instituição Luciana Freire. O evento, organizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e realizado na Sala de Convenções do Unilasalle-RJ, integra o Projeto “Educação, Ética e Saúde”, desenvolvido ao logo do ano com os alunos do EM.

O uso das chamadas “drogas lícitas”, como o cigarro e a bebida alcoólica, e também das “ilícitas”; as substâncias presentes em cada uma delas e os malefícios para o nosso organismo; as dificuldades para reabilitação de usuários de drogas lícitas e ilícitas; as diferenças entre drogas “liberadas” e “regulamentadas”, como os medicamentos; a legislação vigente em nosso país sobre esse assunto; e o dilema entre tratar a questão das drogas como um problema de segurança ou de saúde pública, foram alguns dos pontos abordados pelos convidados, em suas falas.

E o debate ainda contou com a presença do jovem curitibano Adriel Carvalho, de 25 anos, ex-dependente químico, que dividiu com nossos jovens um pouco de sua terrível experiência com as drogas, revelando detalhes de um período muito difícil de sua vida. Hoje, reabilitado, Adriel trabalha com o prof. Leônidas Duarte, no Centro Evangélico para Recuperação da Vida Humana, em Cachoeiras de Macacu (RJ).

O evento foi encerrado com um momento dedicado às perguntas dos estudantes.