09/09/2015

XVII Lassalíada

Entre os dias 04 e 07 de setembro, o Colégio La Salle Abel recebeu a 17ª edição da Lassalíada, um evento desportivo que reúne, de tempos em tempos, as comunidades educativas da Rede La Salle, para uma vivência esportiva, social e cultural, promovendo assim o desenvolvimento do cidadão e a integração entre os estudantes.

A competição deste ano, que também integrou a programação de comemorações pelos 60 anos do La Salle Abel, contou com a participação de cerca de 250 atletas, de 13 a 15 anos, de cinco La Salles: Águas Claras (DF), Botucatu (SP), Brasília (DF), São Carlos (SP) e o anfitrião, Abel (RJ). Durante três dias, eles competiram nas seguintes modalidades: Basquete, Handebol (ambas nas categorias masculina e feminina), Futebol Society (masc.) e Futsal (fem.).

A abertura do evento, realizada na noite do dia 04/09, na quadra I do Centro Cultural La Salle (CECLAS), contou com a presença dos Irmãos diretores e/ou representantes dos colégios participantes; do secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Bruno Bezerra de Menezes Souza, ex-aluno do La Salle Abel e ex-atleta olímpico do handebol – eleito o terceiro melhor jogador de handebol do mundo, em 2003, pela Federação Internacional da modalidade –, que transmitiu uma mensagem de motivação aos jovens; e também da família Gripp, composta por Alexandre Gripp (pai), ex-aluno e atleta do La Salle Abel, e por Carmem Beatriz Gripp (mãe), ex-aluna e atleta do La Salle Botucatu, que se conheceram numa Lassalíada, se casaram e hoje, pais das jovens atletas Beatriz e Letícia, e também da pequena Viviane, todas alunas do La Salle Abel, foram convidados a participar da Cerimônia de Abertura conduzindo o Fogo Simbólico.

A solenidade contou ainda com o tradicional desfile das delegações, iniciado pelo aluno Bruno de Carvalho Gueiros, que carregou a placa da 17ª Lassalíada; uma bela apresentação de dança das alunas do EF, coreografada pela prof.ª Berenice Martins; uma emocionante apresentação da Orquestra La Salle, sob a batuta do maestro Henrique Manso Junior; o Juramento do Atleta, conduzido pelo estudante Kevin Marinho Moreira; além da leitura de uma mensagem especial enviada pelo provincial da Província La Salle Brasil-Chile e presidente da Rede La Salle, Irmão Edgar Nicodem. E com a Declaração de Abertura Oficial dos Jogos, feita pelo diretor do La Salle Abel, Irmão Marcelo Piantkoski, a cerimônia foi encerrada.

Durante os três dias de competição, a delegação do La Salle Abel foi muito bem representada por uma equipe composta por 76 atletas, do 6º ano do EF ao 1º ano do EM, acompanhada pelos professores do setor de Educação Física João Álvaro Martins (coordenador), Andréa Carrete, Berenice Martins, César Henrique Soares, Claudia Barroso, Deborah Sabino, Gustavo Silva, Leonardo Zandonade, Marcio Carneiro, Michael Brandt, Ralph Luis dos Reis, Roberto de Bragança, Solange Marques e Solange Sattler, e os estagiários Guilherme Esteves e Matheus Baptista, além da equipe de staff.

A 17ª edição da competição foi marcada por uma disputa amigável entre os jovens atletas, que deram o seu melhor nas quadras e campos, mas sem deixar de lado o companheirismo. Vale ressaltar que não há vencedores na Lassalíada, todos saem vitoriosos, os colégios com seus troféus e os atletas com suas medalhas.

“O principal objetivo do evento é a integração entre as unidades de ensino, estimulando assim a amizade entre esses alunos atletas. Por isso, a competição e a disputa entre eles não são fomentadas. Nós não cobramos resultados, apenas comprometimento”, explicou o coordenador de Esportes do La Salle Abel, João Álvaro Martins.

E momentos de descontração também não faltaram, como o show do Grupo Sambulando, formado por ex-alunos do La Salle Abel, e a apresentação da dupla Léo e Daniel, da delegação de Botucatu, que animaram a noite do sábado (05/09), no salão do Centro Cultural.

O Encerramento da Lassalíada foi realizado no domingo (06/09) à noite, também na quadra I do CECLAS, e contou com um momento de Espiritualidade, conduzido pelo coordenador de Pastoral, prof. Leonardo Borba, seguido pela entrega das medalhas e dos troféus às delegações dos cinco colégios participantes. Irmão Marcelo Piantkoski, diretor do La Salle Abel, declarou então os jogos encerrados e, ao fim da solenidade, a chegada da Sinfônica Ambulante surpreendeu e contagiou a todos. Foi, sem dúvida, uma despedida para ficar na memória!

Confira as fotos da 17ª Lassalíada na pág. oficial do Colégio La Salle Abel no Facebook.

Resultados dos Jogos_completo