27/08/2015

Câmara homenageia o prof. Roberto Bragança

O professor do setor de Educação Física do La Salle Abel Roberto Bragança Jr. recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Niterói, no dia 24 de agosto, em sessão solene, no Plenário Brígido Tinoco. A premiação teve como intuito homenagear personalidades do futebol niteroiense como atletas, treinadores, campeões do mundo pela seleção e dirigentes.

Foram homenageados cinco campeões do mundo, 24 jogadores de diferentes clubes e 12 treinadores, todos com um fato em comum: terem nascido e iniciado carreira em Niterói. O evento marcou também o lançamento da Associação dos Treinadores Profissionais de Futebol de Niterói, que visa fortalecer o trabalho dos profissionais que atuam na cidade.

Robertinho, como é conhecido no meio futebolístico, começou sua trajetória como jogador de futebol no time de base do América (RJ), mais tarde, tornou-se atleta profissional, passando por diversos clubes fluminenses como Canto do Rio Futebol Clube, Volta Redonda e São Cristóvão, encerrando sua carreira em 1992, no Serrano. Ainda nesse mesmo ano, formou-se em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Em seguida, fez o curso de treinador e preparador físico profissional pelo Sindicato dos Treinadores do Estado do Rio de Janeiro, dando início à carreira de treinador de futebol, a qual exerce até hoje. Além disso, Roberto é pós-graduado em Orientação Educacional e Psicopedagogia pelo Unilasalle-RJ.

Ao longo de sua carreira profissional, Bragança coordenou o Núcleo de Futebol do Botafogo, em Niterói, tendo começado como treinador no Canto do Rio Futebol Clube, no qual desempenhou seu trabalho em três oportunidades: 2000, 2008 e 2010. Treinou ainda outras equipes do Estado do Rio, entre elas Profute, em 2009, Kaiserburg, em 2010, São Cristóvão e Portuguesa, em 2011, Bonsucesso, em 2012, e Caxias, em 2013. Posteriormente, foi auxiliar técnico do Madureira, em 2014, no Carioca da primeira divisão. E no primeiro semestre deste ano, foi auxiliar técnico do São Gonçalo, no Carioca da segunda divisão.

No La Salle Abel, prof. Roberto comanda, atualmente, o Campeonato de Futebol e Queimado Infantis, treina as equipes de futebol para disputas como a Lassalíada e os Jogos Católicos, e dá aula na escolinha de futebol que funciona de segunda a sexta-feira, à noite, no campo de grama. Contudo, ele não descarta a possibilidade de voltar a ser treinador de futebol profissional e está aberto a novas propostas.