10/08/2015

XXXVI Abelíada

O maior evento esportivo do La Salle Abel chegou a sua 36ª edição trazendo, novamente, uma grande animação e um colorido todo especial ao colégio. Criada em 1979, a Abelíada – organizada pelo setor de Educação Física, coordenado pelo prof. João Álvaro Martins – tem como objetivo integrar todos os estudantes e faz parte do calendário oficial da Instituição. Durante os meses de agosto e setembro, 18 modalidades esportivas serão disputadas pelos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio (desde 2013 a Abelída também foi estendida ao EM).

As competições foram abertas na tarde do último sábado, dia 08 de agosto, com o tradicional desfile de alunos do EF e do EM. A placa da XXXVI Abelíada foi carregada pela aluna Marina Alfradique (6º ano F) e o Pelotão das Bandeiras contou com a participação dos alunos, também do 6º ano, Victor Hugo Figueiredo (Brasil), Eduardo Erthal (Rio de Janeiro), Victor Alcaide (Niterói), Antony dos Santos (La Salle Abel) e Gabriel Rodrigues (bandeira Olímpica). Já o Pelotão de Guardas foi formado pelas alunas Larissa Paranhos, Giulia Lui, Maria Eduarda Lopes, Roberta de Bessa, Isabele Almeida, Manuela Maiatto, Isadora Oro, Julia D`Angelo, Rebeca Oliveira, Maitê Brasil, Juliana Quintanilha, Lívia de Oliveira, Isabela Matuck, Ana Beatriz Tito e Juliana Amorim.

A abertura teve como mestre de cerimônias a prof.ª Andrea Carrete. Um momento de espiritualidade foi conduzido pelo coordenador do Serviço de Pastoral, prof. Leonardo Borba. Durante a execução do Hino Nacional, as bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro e do La Salle Abel foram hasteadas pelo Irmão Marcelo Piantkoski (diretor do La Salle Abel), por Alexandre Oliveira (supervisor administrativo) e por Claudia Braz (supervisora educativa), respectivamente.

Os alunos e atletas do Basquete, Ana Luisa Albuquerque (1º ano do EM / F) e Julio Feder (3º ano do EM / D); do Futebol, Leticia  Cupulille e Felipe Borges (ambos do 3º ano do EM / D); e do Handebol, Lia Carrete (3º ano do EM / E) e Kevin Moreira (1º ano do EM / F) ficaram responsáveis pela condução da tocha olímpica e pelo ritual do acendimento da pira. E a estudante Julia Bogado, do 6º ano E e atleta do Handebol, conduziu o juramento, em nome dos demais competidores.

Momentos de beleza e descontração também marcaram a abertura, que contou com números de dança das alunas do 5º ano, preparados pela prof.ª Berenice Martins, além das apresentações de Ginástica Artística, da equipe de Isabel Ruborido, e de Ginástica Rítmica, do grupo Laura Seixas.

As famílias lassalistas que lotaram as arquibancadas do campo de grama e os corredores do colégio. E as competições começaram no próprio dia da abertura, com as provas de Atletismo das turmas do 6º ano, e com direito a entrega de medalhas.