21/07/2015

MIRIN 2015

Uma delegação composta por 11 alunos do La Salle Abel participa da 12ª edição do Modelo Intercolegial de Relações Internacionais (MIRIN), que acontece entre os dias 20 e 24 de julho, na PUC-Rio. O evento, voltado a estudantes do Ensino Médio, é vinculado academicamente ao curso de Relações Internacionais da Universidade Católica e trabalha com a ideia de simulação dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU).

Orientados pela professora de História Claudia Malheiros, os alunos do La Salle Abel estão representando países como Austrália, Croácia, Iraque, Nova Zelândia e Síria, nos seguintes comitês: Conselho Europeu (CE), Conselho de Segurança (CS), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

A simulação proporciona, de maneira criativa, um aprendizado acerca das questões que desafiam o mundo e, para isso, é exigido dos delegados agilidade mental, controle emocional, amplo conhecimento sobre os temas debatidos e sobre a política externa do país que estão representando, assim como vestir-se e portar-se como verdadeiros diplomatas. “Sendo assim, é uma ótima oportunidade para aplicar, de forma prática, o conhecimento obtido em sala de aula, bem como desenvolver aptidões que, normalmente – e infelizmente – são subaproveitadas”, afirmou a prof.ª Claudia.