16/03/2015

Missa pelos 60 anos do La Salle Abel

No dia do aniversário do Colégio La Salle Abel, comemorado em 15 de março (data do início das atividades escolares do então Instituto Abel, em 1955), foi rezada uma missa em Ação de Graças pelas seis décadas da presença Lassalista em Niterói/RJ.

Celebrada pelo Arcebispo da cidade, Dom José Francisco Rezende Dias, e concelebrada por Dom Alano Maria Pena e pelo Pe. Antônio Sobrinho, capelão da Rede La Salle RJ, a missa contou com a ilustre presença de Irmãos, alunos, ex-alunos e familiares, além de professores e colaboradores, e também de representantes da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), do Legislativo Estadual e das Escolas Católicas de Niterói, que encheram a quadra I do Centro Cultural La Salle (CECLAS).

O atual Diretor do La Salle Abel, Ir. Marcelo Piantkoski, ressaltou a importância do colégio para nosso município: “O La Salle Abel é uma das forças na educação católica em Niterói. Essa força se mantém porque o colégio é feito por pessoas comprometidas e que comungam dos princípios educativos lassalistas”.

O Diretor Emérito da Instituição, Ir. Amadeu, que esteve à frente da escola por mais de 40 anos, também discursou na ocasião, destacando fatos importantes e pessoas (entre Irmãos, professores e colaboradores) que marcaram a história do então Instituto Abel, e ainda orgulhou-se ao relembrar de alguns ex-alunos formados pela Instituição e que hoje se destacam em suas áreas de atuação.  “Muitos alunos e alunas são hoje bons profissionais, e, ainda escuto: O que sou, devo ao Instituto Abel, onde foi plantada a boa semente, em terra boa, produzindo frutos, cem por um”, recordou Ir. Amadeu.

Em sua primeira passagem pela Comunidade Educativa de Niterói/RJ, o Irmão Provincial Edgar Nicodem, que assumiu a Província La Salle Brasil-Chile em janeiro deste ano, fez questão de felicitar todos aqueles que de alguma forma contribuíram para o crescimento e desenvolvimento desta unidade da Educação Básica de grande importância para a Rede La Salle.

E o Deputado Estadual Waldeck Carneiro (PT) também esteve presente à celebração e entregou ao Diretor do La Salle Abel uma Moção de Aplausos, Louvor e Congratulações pelos 60 anos do La Salle Abel, em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).