24/02/2015

Abertura da Campanha da Fraternidade para o EM

A manhã de segunda-feira, dia 23/02, foi marcada pela Abertura da Campanha da Fraternidade 2015, para alunos do Ensino Médio. A cada ano, a campanha aborda temáticas voltadas para questões sociais e este ano o tema escolhido foi “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45). A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre Igreja e sociedade, como serviço ao povo brasileiro.

O evento, organizado pela equipe de Pastoral do La Salle Abel e realizado na Sala de Convenções do Unilasalle-RJ, foi iniciado com a fala do Reitor do Centro Universitário, Irmão Jardelino Menegat, que destacou três das principais características das instituições lassalistas: acolher, cuidar e crescer. O Reitor ainda citou trechos de uma palestra ministrada por Bill Gates em uma escola: “A vida não é fácil, acostume-se com isso” e “O mundo não está preocupado com sua autoestima”.

Ir. Jardelino encerrou sua fala afirmando que para ser um bom aluno e ter êxito na vida é preciso se esforçar, se empenhar e dedicar-se aos estudos. “Se a escola ainda não conseguiu te marcar, ainda dá tempo de sair com uma marca para o resto da vida”, ressaltou ele.

Dando prosseguimento ao evento, o coordenador da Pastoral do colégio, prof. Leonardo Borba, destacou o sentimento com o qual devemos iniciar mais um ano letivo: “Pedimos a Deus que sejamos instrumentos de paz e de amor. Que possamos fazer o bem sem olhar a quem”. O professor ainda fez menção ao discurso do Ir. Jardelino, explicando que o La Salle Abel não deseja formar apenas intelectuais, mas também indivíduos sensíveis, que se importem com os outros.

Na ocasião, Leonardo Borba garantiu não existir mais uma dicotomia entre Igreja e sociedade, afirmando que passaram a caminhar juntas: “O diálogo ecumênico, o diálogo inter-religioso em busca da paz é atividade de serviço. Nós, enquanto sociedade, devemos nos colocar a serviço dos demais, pois colocar-se a serviço daqueles que mais precisam é uma atitude de humildade”.

A abertura da CF 2015 para o EM também contou com a exibição de alguns vídeos, que indagaram sobre a contribuição que estamos dando à sociedade e incentivaram os estudantes a fazerem a diferença e deixarem sua marca no mundo.