12/02/2015

Pequena e vitoriosa velejadora

Com apenas 10 anos, a estudante do 6º ano do EF, turma H, Nina Borges Pessoa venceu o Campeonato Estadual de Vela da classe Optimist, maior evento de vela infanto-juvenil do Estado do Rio de Janeiro, realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no fim do ano passado. A classe abrange velejadores dos sete aos 15 anos, e em 2014 o campeonato contou com a participação de 80 barcos, sendo 23 da categoria estreante.

Sua paixão por velejar começou aos nove anos, quando entrou para a Escola de Vela do Clube Naval, em Charitas, incentivada pelo pai e pelo irmão, também velejadores. Após o término do curso, Nina foi convidada a ingressar na flotilha do clube. Com apenas um ano de prática, a pequena velejadora conquistou o primeiro lugar do campeonato na categoria feminino estreante.

Segundo a mãe da aluna, Alina Borges, Niterói é um berço de grandes velejadores e importantes iniciativas, como o Projeto Grael. Além disso, a mãe enumera algumas qualidades do esporte: “A vela é um esporte ótimo para as crianças, pois ajuda na concentração, desenvolve o raciocínio e a responsabilidade. Promove um contato direto com a natureza, ensinado a respeitá-la. E é uma ótima atividade para se fazer bons amigos”.

E para 2015, Nina já adianta que irá intensificar sua rotina de treinamento, até então realizada aos fins de semana, visando agora o Campeonato Brasileiro de Vela.