22/02/2024

A Pedagogia de Projetos no La Salle Abel

O La Salle Abel é conhecido pelo carisma católico, pelo acolhimento e pela proposta pedagógica que forma e já formou muitos estudantes ao longo dos quase 69 anos de existência. Falando especificamente de proposta pedagógica, nossos educadores seguem a Pedagogia de Projetos. Você sabe como ela funciona?

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia que ensina através da experiência, da vivência e da conexão dos estudantes com a temática do projeto proposto. A fim de entender um pouco mais sobre esta organização educacional e como ela é implementada no Colégio, o Supervisor Educativo, Antonio Pina nos contou sobre o processo do desenvolvimento dos projetos no La Salle Abel.

“A pedagogia de Projetos é uma abordagem que possibilita que os estudantes aprendam de uma maneira prática o que a nossa pedagogia lassalista, a qual adota a proposta pedagógica sociointeracionista, ensina, diz ele, completando: “A proposta possibilita que os estudantes a partir da investigação de diversos temas possam interagir não só entre eles, mas também com os professores e o meio, eles têm a aprendizagem de uma outra forma", afirma.

O professor conta que a intensidade e seriedade dos projetos acompanham os avanços realizados pelos educandos ao progredirem nos anos escolares. “Hoje nós temos a pedagogia de projetos no currículo de todos os segmentos, mas com ajustes, a cada ano de escolaridade o nível de dificuldade, de profundidade técnica e de investigação científica aumentam. Nós temos na Educação Infantil, por exemplo, algo mais lúdico e no Ensino Médio o estudante tem mais autonomia para ser o pesquisador”, comenta ele, que foi o precursor da metodologia no La Salle Abel.

Já na hora de decidir a temática a ser trabalhada no período, Antonio conta que vai da escolha de cada professor em conjunto com a turma e seus interesses, os envolvendo do início ao fim. “Nós temos o cuidado para que os lançamentos dos projetos encantem e despertem o interesse nos estudantes, e ao término nós temos a atenção de relembrar o percurso e celebrar com os estudantes tudo aquilo que foi marcante e conquistado na trajetória dos projetos”, explica.

Um dos princípios do nosso ensino é que acreditamos que o processo de aprendizagem pode e deve ser leve, interessante e dinâmico para o estudante. Entendemos que o papel da escola vai muito além da sala de aula e que é de suma importância prepararmos os lassalistas para além da vida escolar, com autonomia e protagonismo para analisar e solucionar problemas reais.

“Um exemplo é a autonomia para pesquisar um tema com a orientação dos professores, e não apenas os temas que estão presentes nos livros didáticos, mas especificamente aqueles que fazem parte da nossa matriz curricular”, é o que explica Antonio Pina.

Além de toda parte pedagógica, a Pedagogia de Projetos, também auxilia no desenvolvimento interpessoal do estudante, já que incentiva os estudantes a terem domínio de conteúdos trazidos por eles mesmos para debate em sala de aula. Isso gera um aprendizado contínuo. “Neste sentido, trabalhamos as fragilidades e como potencializá-las, além de possibilitarmos aos estudantes a preparação para momentos de apresentação, com técnicas de oratória”, finaliza Pina.

Por: Júlia Brito | Colaborou: Camila Reis

Comunicação e Marketing La Salle Abel