06/12/2023

Lassalista é eleita pesquisadora influente no mundo

Ex-aluna do La Salle Abel, a professora adjunta de Dermatologia do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, foi considerada uma das 5 melhores médicas dermatologistas do mundo e acabou de ser incluída na lista da Universidade de Stanford (USA). Lá, ela está entre os 2% de pesquisadores e cientistas mais influentes do mundo através do periódico do grupo Elsevier Data Repository, que anualmente realiza a divulgação.

A conquista de Maria Fernanda, foi recebida “com surpresa”, e, para a médica, o feito é resultado de um trabalho realizado não só por ela. “Acredito que seja fruto de um bom trabalho em equipe. Muitas pessoas participaram desta conquista, embora o nome na lista seja o meu. Eu os represento, pois todos, sem exceção, trabalharam comigo em uma longa jornada, sofrida e prazerosa ao mesmo tempo”, afirma.

Estar na lista é um privilégio e tanto, já que principal critério, é o número de citações dos trabalhos dos pesquisadores no Scoupus, que é um importante buscador de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares. Além disso, a carreira e o ano anterior dos pesquisadores é avaliado, e Maria Fernanda foi aprovada nas duas modalidades.

As conquistas vêm de uma trajetória que desde o 3º ano dos Anos Iniciais (antiga 3ª série do Primário), começou a ser trilhada no La Salle Abel. Aqui, Maria Fernanda ficou até a última série do Ensino Médio, cursada em 1982, que, naquela época, era chamado de “Pré-Vestibular”. “Cursei Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e fui aprovada na primeira tentativa, graças aos ensinamentos que recebi no La Salle Abel”, conta a médica, que lembra saudosa do nosso espaço escolar: “Todos os professores tiveram uma grande participação na minha vida profissional. Lembro de cada um deles, com muito carinho e muita saudade. Sempre me senti valorizada e estimulada pela equipe do Abel”.

Para os formandos, ela aconselha: “Tenham a certeza de que estão fazendo parte de um colégio completo, capaz de ensinar-lhes tudo que precisam e prepará-los para a futura vida profissional. Estudem, prestem atenção nas aulas, absorvam tudo que puderem de cada professor que lhes ministrar qualquer tipo de aula. Tudo interessa! Tudo é importante! As vezes só descobrimos essa importância, mais tarde, quando a árvore da frutos”, finaliza ela, completando, ”O Abel fez e faz a diferença em tudo na minha vida que me ensinou valores que levo até hoje na minha vida pessoal e profissional”.

Por: Camila Reis | Revisão: Lucas Pão