30/11/2023

Ensino Fundamental II

Acampamentos Pedagógicos 2023

Vivenciar um acampamento pedagógico é uma experiência única, onde são construídos novos aprendizados, conhecimentos e lembranças que serão guardadas por toda a vida. O Colégio La Salle Abel acredita neste tipo de atividade como parte fundamental para o processo de construção do conhecimento, ensino, aprendizagem, e, também como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal do estudante. A partir das atividades e experiências que os acampamentos pedagógicos conseguem proporcionar, os estudantes aprimoram a autonomia, responsabilidade e disciplina. Além disso, as conexões e relações interpessoais são estimuladas e intensificadas, ajudando no convívio tanto no ambiente escolar, quanto familiar.

Os benefícios que são proporcionados através dessas vivências, são comprovados através dos relatos daqueles que experienciaram um pouco desses acampamentos. Como cita Mônica Valéria, professora de inglês do Ensino Fundamental Anos Finais.

“Minha experiência em tantos acampamentos com jovens de diferentes faixas etárias, me faz cada vez mais entender que a proximidade que os acampamentos permitem, além de estreitar os laços, estabelece uma relação mais igualitária e dialógica. Cria memória afetiva e sobretudo, faz crescer o amor e a cumplicidade entre professores e alunos, trazendo para a sala de aula a importância deste vínculo para o aprendizado”, contou a professora.

Professora Mônica Valéria em registros nas viagens do Sítio do Carroção e NR2 neste ano de 2023.

Para os estudantes, os laços afetivos se estendem aos colegas que vivenciam esses momentos juntos, mas também à família, aqueles que oportunizaram esta experiência.

“Depois de participar dos acampamentos, percebi que minha relação com os educadores, amigos e minha família se fortaleceu. Compartilhamos momentos, aprendizados e vivências fora do ambiente escolar, fazendo com que cooperássemos uns com os outros apesar de todas as diferenças”, disse o estudante Enzo Bastos do Ensino Fundamental Anos Finais.

Enzo Bastos, estudante do 9º ano no Acampamento Pedagógico do NR2 (2023).

“Uma lembrança marcante que tenho foi quando fizemos uma fogueira à noite no acampamento do NR2, o chamado ‘fogo de conselho’, uma experiência única. Cantamos, contamos histórias juntos e tivemos uma troca incrível. Foi um momento de união e diversão entre amigos e educadores”, contou o estudante.

Enzo com os amigos, Iuri e Francisco, na festa "Zin Color" do NR2 (2023).

Os acampamentos pedagógicos são uma tradição e unanimidade dentro da comunidade educativa do La Salle Abel. Memórias são criadas, com pessoas especiais e levadas por toda vida. E os aprendizados e ganhos com essas experiências são fantásticos.

“O que mais gosto nos acampamentos pedagógicos é a possibilidade de aprender de forma prática e divertida, explorando novos ambientes, conhecendo pessoas e vivenciando experiências únicas”, finalizou Enzo.

Já para os responsáveis, a magia, o legado e o aprendizado, são vistos em casa. “Vai muito além da diversão como muitos pensam. É uma atividade de extrema importância para os alunos, transpassam barreiras e apegos”, comenta Kelly Monteiro, mãe do estudante Rafael Luiggi.

“O aprendizado que eles trazem na bagagem ao retornarem de um acampamento, é incrível! É perceptível a evolução. Eles passam a ser jovens mais seguros, comunicativos e atentos a tudo”, finaliza Kelly.

Rafael Luiggi com os colegas no Acampamento Pedagógico do NR2 (2023).

Diante dos resultados e impactos positivos que os acampamentos pedagógicos geram nos estudantes durante todos esses anos de tradição, o Colégio La Salle Abel busca melhorar cada vez mais essas experiências, sejam elas oportunizadas através dos acampamentos ou aulas de campo.  Para a realização de cada acampamento, são selecionados colaboradores que acompanham os estudantes, trazendo segurança, organização e identificação aos estudantes. Quem cuida desse e de outros detalhes, é Lorena Toffano, coordenadora de Projetos e Eventos do La Salle Abel.

“Com a realização dos acampamentos pedagógicos oferecemos uma série de benefícios para os estudantes. Essas atividades são formadas e baseadas no aprendizado experiencial, que combina atividades práticas e educativas em um ambiente fora da sala de aula”, conta Lorena.

Lorena em momento de atividade com estudantes durante o Acampamento Pedagógico do NR2 (2023).

“É importante que os acampamentos pedagógicos sejam bem planejados e estruturados, com objetivos claros de aprendizado e segurança garantida para os participantes. Quando executados adequadamente, eles enriquecem a experiência educacional e trazem benefícios duradouros para todos os acampantes”, concluiu a coordenadora evidenciando o compromisso e atenção com a segurança e entrega pedagógica das atividades.

Diante dos depoimentos, é notória a importância e o ganho que os acampamentos pedagógicos geram e proporcionam, não só para os estudantes, mas também para os educadores e familiares.

Confira alguns registros das viagens realizadas neste ano de 2023.

Acampamentos Pedagógicos:

5º ano - NR1

6º ano - Paiol Grande

7º ano - Sítio do Carroção

8º ano - RepLago

9º ano - NR2

Por: Lucas Pão e Camila Reis.
Fotos: Lucas Pão e Leonardo Diniz.

Comunicação e Marketing La Salle Abel.