29/08/2023

Memórias, afeto e abraços

Olhos brilhando, celulares na mão, carinho e abraços por todo lado e muito, muito amor. Quem entrava no Teatro do La Salle Abel, entre 3 e 7 de julho, era contagiado pela energia, carinho e aconchego, ao observar a maioria das poltronas ocupadas no espaço por aqueles que nos dão o melhor acolhimento. A tradicional homenagem aos avós realizada no La Salle Abel, voltou a ser no Teatro e emocionou estudantes e famílias.

Nas aulas de Educação Musical com o professor Gustavo Smis, os estudantes tiveram contato com as canções de Marisa Monte. As apresentações seguiram tudo aquilo que foi vivenciado e realizado durante as aulas de Smis: processos criativos, rítmicos e contínuos com muita música e alegria. Sucessos como: “Não é proibido”, “Gentileza”, “Ensaboa” e outras, invadiram o Teatro Abel e os estudantes emocionaram as famílias! Para Gustavo Smis, o evento foi uma oportunidade dele e dos estudantes “demonstrarem um pouco do trabalho realizado em uma experiência cheia de sonoridade”.

Já no Ensino Fundamental Anos Iniciais, os avós foram oportunizados a viverem uma dinâmica mais interativa. Os lassalistas surpreenderam os precursores de suas famílias ao mostrarem que também sabem jogar um bom bingo, porém, além de mostrar domínio e conhecimento no jogo, eles mostraram que também estão afiados em outra língua.

Com o comando dos professores, Lúcio Ferreira, Mariana Ferreira e Valéria Maciel, a atividade foi realizada toda em inglês, com as temáticas e vocabulários que foram estudados em sala. A proposta da dinâmica era fortalecer a relação entre os familiares, o apoio aos estudantes e conectar todos através do conteúdo que havia sido ministrado durante as aulas diárias da disciplina. Para os vovôs e vovós que juntos de seus netos ganharam o bingo, levaram para casa memórias que ficaram marcadas e um kit com brindes do colégio.

Mas é claro que não poderiam faltar as apresentações, com muita dança e músicas que marcaram as gerações. No palco, música dos anos 70, 80 e 90 e de um cantor que fez parte da  juventude de alguns dos avós: Tim Maia. Para os estudantes do 2° ao 4° ano, os clássicos dos “anos dourados” foram o som principal da dança, que animou e empolgou os avós. Já para os lassalistas do 5º ano, os sucessos de um dos músicos mais irreverentes da música popular brasileira, Tim Maia. O resultado, é claro, foi de sorrisos, palmas, fotografias e o coração com ainda mais memórias construídas.

Por: Camila Reis e Lucas Pão

Fotos: João Pedro Dias, Eduardo Hippert, Camila Reis e Victor Campos