02/07/2018

4º Aulão Temático: Rumo à Universidade

Na última sexta-feira (29), nossos alunos do Ensino Médio (EM) participaram do 4º Aulão Temático: Rumo à Universidade. Dessa vez, o tema foi “Os impactos da Guerra da Síria no Oriente Médio”, ministrado por Monique Sochaczewski, doutora em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Autora do livro "Do Rio de Janeiro a Istambul: Contrastes e Conexões entre o Brasil e o Império Otomano (1850-1919)", a profª Monique destacou a importância de se ter um olhar mais abrangente para compreender a questão discutida: “Para entendermos o Oriente Médio e o Islã, precisamos ter uma visão global. O mundo islâmico é bem maior que o Oriente Médio”. A palestrante explicou também a relação do conflito com a Primavera Árabe, que, na Síria, teve a seca como uma das causas.

O encontro faz parte de um projeto de Aulões Interdisciplinares que vem sendo desenvolvido no EM desde o mês de abril e tem como objetivo preparar os estudantes para as provas de vestibular, tratando de assuntos importantes que estão em pauta atualmente ou que são cobrados de uma forma mais específica nas avaliações de ingresso para a universidade.

De acordo o coordenador pedagógico do EM, André Gan, “os aulões não são para reposição ou de reforço de conteúdo. Tratam de assuntos que nós não temos condições de trabalhar em sala de aula e que são importantes que o aluno saiba. Nenhuma matéria vai falar dos impactos da guerra na Síria. Nós sabemos que são temas muito atuais, que provavelmente vão aparecer tanto na UERJ como no ENEM”.

André Gan destacou ainda que o projeto é uma forma de responder à solicitação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que as escolas se adequem para trabalhar assuntos mais atuais: “A BNCC tem pedido que os colégios se adaptem às novas realidades; que não fiquem presos apenas ao conteúdo programático, mas que deem ao aluno outras oportunidades de aprendizagem”. O valor das entradas será destinado à compra de alimentos para o Abrigo Cristo Redentor, em São Gonçalo.