12/09/2017

Cordel com a corda toda

As turmas do 7º ano do Fundamental, do turno da manhã, desenvolveram, no segundo trimestre, o projeto “Cordel com a corda toda: a literatura popular como fonte de expressão e como instrumento de reflexão no Brasil”. A atividade, idealizada pela professora de Redação Talita Rosetti, visou não só à aproximação dos estudantes ao modelo de texto do cordel, mas também à valorização da cultura popular. Além disso, teve como objetivo a diminuição do preconceito em relação às produções artísticas que não fazem uso de linguagem padrão e o estímulo à leitura e à produção de diferentes modelos de texto.

No “Cordel com a corda toda”, os alunos produziram adaptações para formato cordel de um dos livros presentes na lista de sugestões de leitura, entregue no primeiro período letivo – uma forma de estimular as turmas a reconhecerem que o erudito e o popular são importantes para a construção de uma cultura literária no Brasil. Na Biblioteca, eles analisaram outras coleções já adaptadas e puderam fazer anotações sobre a linguagem, o formato e a edição. Em casa, escreveram à mão, em folhas coloridas ou em papel reciclado, e utilizaram ilustrações que remetiam à xilogravura (técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira).

O projeto foi desenvolvido com sucesso: 50 dos 200 cordéis produzidos foram expostos no Dia da Família, no início deste mês. E, a pedido dos próprios alunos, uma nova exposição será realizada, em breve, na Biblioteca do EF.