29/07/2019

Resgatando Valores

As crianças da creche II realizaram o Projeto Valores na Educação Infantil.

No último trimestre foi desenvolvido com as crianças das creches II o Projeto Valores na Educação Infantil, que objetivou propor atividades que resgatassem o sentido das relações pessoais e a consciência de si e do outro, ressaltando os valores humanos. Assim,  buscou-se tornar a sala de aula um exercício para a vida em sociedade, com crianças conscientes da sua participação na construção de um mundo melhor.

Dentre as diversas atividades trabalhadas, uma delas foi a confecção do Trem dos Valores, no qual as crianças foram protagonistas na construção, colorindo caixas de papelão que viraram vagões e desenhos que identificaram cada vagão com um valor, como o amor, o respeito, a humildade, a solidariedade e a amizade.

De acordo com as professoras, a ideia do trem surgiu por ser uma maneira lúdica de passar bons valores para as crianças, sendo que ao colocar as crianças à frente de um trenzinho que leva valores importantes para a vida em sociedade, a brincadeira cria nelas um senso de responsabilidade por passar aquele sentimento adiante.

Assim, na última tarde de aula do semestre, foi realizado o passeio com os trens pela escola, em que as crianças passearam cantarolando músicas com palavras de respeito aos coleguinhas e a tradicional, “Trem de Ferro”. O passeio foi finalizado com um divertido piquenique no campo na escola.