30/04/2015

Saída de Campo leva alunos do 6º ano a Santa Maria

Nos dias 23 e 34 de abril, os alunos do 6º ano/EF participaram de uma Saída de Campo a Santa Maria/RS e municípios vizinhos. Acompanhados dos professores Daniela Gorgen, Eva Diehl, Fábio Dal Prá e Rosane Hoffmeister, os alunos visitaram pontos turísticos como a Vila Belga, o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência e o jardim paleobotânico de Mata.

Durante a viagem, os alunos puderam conhecer o primeiro conjunto habitacional do Estado: a Vila Belga. Construída entre os anos de 1901 e 1903 e formada por 80 edificações, a Vila se destaca pela variedade dos tipos e tamanhos das construções e existência de porões em algumas unidades. Foi projetada por um engenheiro belga para servir de moradia aos funcionários que construíram as ferrovias do Estado.

No município de Itaara, as turmas visitaram o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência, que apresenta como missão contribuir para o entendimento sobre assuntos relacionados às ciências naturais e aos mistérios do Universo. Já em Mata, o foco do estudo foi o jardim paleobotânico, de 36 mil metros quadrados, que abriga exemplares de árvores fossilizadas, todas de madeira há cerca de 200 milhões de anos.

As observações e os relatos, após a viagem, serão trabalhados em sala de aula, de acordo com a disciplina relacionada. A Saída de Campo a Santa Maria/RS, atividade interdisciplinar característica da série, envolve as disciplinas de História, Geografia, Ciências e Arte.

Veja fotos.