17/12/2014

Creches I e II encerram ano com projetos especiais

Os alunos das Creches I e II encerraram o ano letivo de 2014 participando de projetos especiais. Orientados pelas professoras e apresentados aos pais através de momentos lúdicos e interativos, os projetos buscaram atender os interesses e as necessidades de cada nível.

Em sintonia com a proposta pedagógica lassalista, os projetos proporcionam às crianças experimentar diferentes tipos de linguagens utilizando-se de muita criatividade e imaginação. As atividades desenvolvidas estabelecem redes de relações com as aprendizagens e estimulam as descobertas, a curiosidade e as capacidades motora e cognitiva das crianças.

Confira abaixo a metodologia dos projetos:

CRECHE I

As professoras da Creche I, Anelise Mendonça e Lisiane Pizzo, escolheram a temática da amizade para trabalhar o projeto "Os amigos da Creche I em: a brincadeira não pode parar!". Utilizando os filmes “Toy Story 1, 2 e 3” como inspiração, as atividades desenvolvidas buscaram explorar a real essência da infância através do brincar.

O projeto contou com rodas de reflexões sobre o filme debatendo o valor da amizade, da cooperação e do companheirismo. Na prática, os alunos produziram brinquedos e jogos com sucatas e realizaram diferentes brincadeiras em sala de aula.

O encerramento do projeto convidou os pais a participaram de um circuito de jogos em sala de aula - memória, caixa surpresa e boliche – e um bingo, seguido da entrega dos álbuns e das produções em sucata. No dia, os pais também assistiram a um vídeo que ilustrou as diversas ações do projeto.

CRECHE II

As professoras da Creche II, Angela Costales e Kelen Costa, utilizaram-se da música para desenvolver o projeto “Canta e Encanta com as Cantigas de Roda”. Além de tornar o ambiente de aprendizagem mais divertido, o projeto buscou estimular a integração do grupo e aprimorar a expressão oral e corporal, a percepção visual e auditiva, a coordenação motora, o ritmo, o movimento e a socialização.

O desenvolvimento contou com diversas atividades de exploração e experiência sensorial e corporal através da música e da dança. Os papais também foram convidados a participar do projeto conversando com os filhos, em casa, sobre as cantigas da sua infância, e após, compartilhando-as em sala de aula com a turminha.

Para o encerramento, uma “Noite Musical com Cantigas de Roda” foi realizada para apresentação das atividades desenvolvidas. No dia, os alunos apresentaram a coreografia da cantiga “A linda Rosa Juvenil” e levaram como recordação um CD com o áudio das cantigas cantadas em sala de aula. Clique aqui e acesse o áudio.