08/09/2014

Segunda etapa de vacinação contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu no dia 1 de setembro a segunda etapa de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), um dos principais causadores do câncer de colo de útero.

A aplicação da primeira dose foi realizada em março no Colégio La Salle São João com estudantes do sexo feminino de 11 a 13 anos de idade. Ao contrário do que aconteceu na primeira etapa, quando a vacinação foi feita nas escolas, agora ocorrerá principalmente nas unidades de saúde do município.

As meninas que receberam a 1ª dose na Escola, em março, devem procurar a unidade mais próxima – Posto do IAPI – a fim de garantir a continuidade da produção de uma adequada resposta imunológica.

O calendário de vacinação determina que a segunda dose seja feita exatos seis meses após a primeira (ou seja, uma menina que foi vacinada em 10 de março, deverá receber a segunda dose em 10 de setembro).

A SMS salienta que é muito importante que as meninas levem o cartão de vacinação ou a caderneta do adolescente, onde foi registrada a primeira dose. Haverá ainda uma terceira etapa de vacinação, mas somente cinco anos após a primeira dose.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Centro de Saúde IAPI