16/06/2014

Produção de sabonete líquido na aula de Química

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de uma aula prática no Laboratório Multidisciplinar da Escola a fim de experimentar os processos da produção de sabonete líquido. Sob a orientação da professora Ildanice Mansan, os alunos testaram conhecimentos da Química Orgânica.

A proposta foi construir um elo entre a sala de aula e o cotidiano, contribuindo para que os alunos tenham uma visão ampla da Química e de suas aplicações. A partir do experimento, os alunos investigaram questões como a função dos reagentes, a finalidade do sal na formulação do sabonete e como ele atua na eliminação da sujeira.

Para a aluna Nicole Rech, a aula foi muito útil e mostrou o funcionamento de um laboratório, além dos processos de fabricação de produtos que se encontram no mercado. A professora da disciplina relata os cuidados tidos com a experiência, destacando a utilização de água deionizada para a veracidade da qualidade do produto.