22/05/2014

Júri Simulado decide a favor da Copa do Mundo

No dia 16 de maio, os alunos da 3ª série do Ensino Médio protagonizaram a simulação de um tribunal judiciário que debateu sobre os prós e contras da realização da Copa do Mundo no Brasil. A 3ª edição do projeto Júri Simulado contou com a presença do ex-aluno e graduando em Direito, Fábio Olinto, a quem coube o papel do juiz.

A atividade apresentou a defesa de posicionamento de advogados e testemunhas. “Trazer como testemunhas pessoas de fora do colégio, com muito conhecimento da matéria, a favor ou contra, oportunizou muita informação aos alunos”, considerou Fábio.

O decreto dos jurados deu ganho de causa a favor da realização do evento no País. Para a turma vencedora, o poder de argumentar foi muito importante: “Nossos argumentos e nossas testemunhas foram bem convincentes e tinham mais base”, declarou o grupo de advogados da 231.

Os jurados estiveram divididos durante as explanações, conforme conta o Bacharel em Relações Internacionais, Roguer Boschetti: “Ambos estavam bem embasados, mas acredito que o grupo vencedor posicionou melhor os prós de sediar o evento mostrando benefícios como emprego, conhecimento e infraestrutura.

Para ele, o resultado gera surpresa, uma vez que a turma defendeu uma posição contrária à corrente que se vê diariamente nas ruas. O Júri Simulado é uma ação pedagógica que envolve os alunos formandos do Ensino Médio. É coordenada pela professora de Geografia, Fernanda Alvarenga.

Ex-aluno ressalta a importância da atividade

O ex-aluno, Fábio Olinto, participou da edição 2010 do Júri Simulado na Escola. Hoje, graduando em Direito, se diz muito agradecido e feliz por ter sido convidado para atuar como juiz e exercer a profissão que escolheu: “Em primeiro lugar, orgulho por ter feito parte desta Escola tão boa, que me deu base para um passo maior; em segundo, agradecimento por tudo que me foi ensinado, pela recepção que tive, por terem lembrado de mim”.

Fábio destaca a importância do Júri Simulado no ambiente escolar: “O debate é fundamental. O tema foi muito bem escolhido por ser polêmico e atual e a atividade foi bem planejada e executada. Ela não pode parar. Espero que se repita a cada ano doravante”.