21/07/2023

Teoria e prática na construção de catapultas

Aqui nós construímos nossas máquinas de arremesso!

No Itinerário Formativo Prepara La Salle de Matemática, os alunos da 1ª série/EM testaram os conceitos de função do 2º grau e movimento parabólico construindo catapultas e trebuchets. No Espaço Maker, utilizando madeira, cordas, elásticos e peças de metal, eles colocaram a mão na massa e se envolveram em uma divertida e fascinante jornada de aprendizagem.

Ao aplicar os princípios de função do 2º grau, por exemplo, os alunos compreenderam a relação entre a equação de uma parábola e o movimento do projétil. Esses e outros entendimentos envolvendo trajetória, altura, aceleração e velocidade foram colocados à prova nos testes de lançamento. Entre um ajuste e outro de variáveis, os jovens observavam as consequências de cada disparo com muita expectativa e entusiasmo.

Além das habilidades matemáticas, o projeto exigiu trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e experimentação científica para garantir que as catapultas e os trebuchets fossem construídos corretamente. O trabalho reflete uma soma de saberes que contribui de forma significativa para a formação integral dos alunos: assim é o Novo Ensino Médio lassalista!

Clique e confira alguns momentos do trabalho.