06/10/2022

Robótica conquista 1º lugar nacional em premiação

A equipe de Robótica do Colégio La Salle São João conquistou o 1º lugar nacional entre as escolas privadas no Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire, iniciativa que reconhece boas práticas em robótica educacional como instrumento de inovação pedagógica, com o projeto “Os desafios da criação de uma metodologia em Robótica e Educação Maker no Turno Complementar”.

Coordenado pelo professor Gabriel Schneider, o projeto, premiado entre mais de 100 inscritos de todo o Brasil, apresenta uma estratégia de trabalho para o Espaço Super Tech, do Integral City. “Este projeto faz parte de um desafio imenso que é trabalhar tecnologia e habilidades do século XXI em sala de aula. O reconhecimento, em nível nacional, demonstra a força e a solidez da Robótica Educacional desenvolvida no La Salle São João”, declarou o professor.

O trabalho está organizado em “Fichas Educacionais” que apresentam propostas lúdicas de montagens, utilizando blocos e materiais diversos e fundamentadas nos conceitos de robótica e cultura maker. As fichas podem ser executadas de forma individual ou coletiva, por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e englobam etapas importantes do aprendizado de robótica educacional como planejamento, execução e análise das construções.

O material está dividido em quatro categorias - De bloco em bloco, Desafio, Conte uma história e Criatividade à prova – cada uma com seu propósito educacional, mas contemplando uma dimensão integrada das áreas do conhecimento. Conforme o professor, a proposta busca evitar uma aprendizagem padronizada, uma vez que os alunos podem trabalhar diferentes fichas em uma mesma sala e, na aula seguinte, escolher uma ficha que aborde outra habilidade.

O projeto abrange, também, capacitações com o grupo de educadores por meio de oficinas “mão na massa” ao longo do ano letivo. Acreditando no poder do trabalho em equipe e no incentivo ao protagonismo infantil, a coordenadora do Turno Complementar, Carla Formigheri, “aposta na robótica, como instrumento propulsor na análise e na solução de problemas, contribuindo com a formação integral dos alunos".

O prêmio Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire é uma iniciativa da Federation of International Robosports Association-FIRA/Capítulo Brasil em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas-CIEPP, o Centro Universitário ENIAC e a Robo City - Escola de Robótica.

Conheça as categorias das Fichas Educacionais do Espaço Super Tech:

De bloco em bloco: a montagem é direcionada com o objetivo de trabalhar conceitos de engenharia, como equilíbrio, centro de massa e torque, e a construção do objeto é a proposta final.

Desafio: os alunos competem entre si em torno de um desafio proposto. O objetivo é ir além da montagem, incentivando a criação de estratégias. Autoconfiança e espirito de equipe estão presentes nessa categoria.

Conte uma história: a construção é elaborada com base em uma história já existente ou em uma narrativa autoral. Essa modalidade trabalha a criação, a experimentação e a colaboração.

Criatividade à prova: os alunos constroem algo diversificado com várias limitações, que podem variar desde o número máximo de peças ou a restrição dos tipos de materiais a serem utilizados. Criatividade e espírito empreendedor fazem parte dessa proposta.

Clique aqui e saiba mais sobre o Prêmio.