Prezados pais e familiares!
Atento aos fenômenos que afetam o ambiente escolar e perpassam o cotidiano de crianças e jovens, o Colégio La Salle São João sente-se no dever de alertar e orientar pais e familiares sobre mais um cenário preocupante nas redes sociais: a circulação de vídeos apresentando crianças e adolescentes fazendo a “brincadeira da rasteira”, na qual derrubam uns aos outros no chão, e a “roleta humana”, que envolve três pessoas e uma delas é girada para trás pelos outros colegas.
As imagens viralizaram e tomaram conta dos grupos de whatsapp, preocupando familiares e educadores. Diante da repercussão, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) divulgou um comunicado alertando que os danos causados pelas quedas podem provocar lesões irreversíveis ao crânio, ao encéfalo e à coluna vertebral, e até levar à morte.
Nesse sentido, o Colégio La Salle São João vem trabalhando de forma preventiva, planejando ações de valorização à vida e estimulando relações saudáveis por meio da responsabilidade, do cuidado e respeito consigo e com o outro. A Escola recomenda aos familiares que mantenham viva a rotina de diálogo com os filhos, esclarecendo as consequências físicas e emocionais que “desafios” como esses, compartilhados via internet, podem ter.
Reforçamos, também, a importância de agirmos juntos, Escola e Família, estreitando laços e fortalecendo redes de apoio a fim de interromper o movimento e prevenir a ocorrência de novas condutas.