Nos dias 16, 17 e 18 de julho, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio participaram das Bancas de Iniciação Científica. A atividade consiste na apresentação dos trabalhos desenvolvidos no projeto de Iniciação Científica para uma dupla de professores que avalia o processo e aponta melhorias na abordagem da pesquisa.
Foram 3 dias, 9 bancas e 90 trabalhos apresentados. Entre os critérios avaliados estão: domínio de conteúdo e clareza da apresentação, postura, utilização do tempo, organização do banner e relevância da pesquisa.
Para a professora de Língua Portuguesa, Cristiani Basso, a realização do trabalho consolida a aprendizagem construída no projeto: “Chegar a um problema de pesquisa, comprovar ou não as hipóteses, estudar o assunto, realizar a pesquisa e produzir o relatório são ações que fazem parte de uma etapa de desenvolvimento de habilidades voltadas à escrita e à pesquisa”.
Além disso, a proposta estimula a oralidade, o domínio de conteúdo, a organização e a capacidade de síntese, além do compartilhamento de conhecimento. “Durante a pesquisa, os alunos conseguem demonstrar o interesse pelo tema, dialogam com especialistas e têm a oportunidade de ensinar os colegas e professores”, explica Cristiani.
A professora também destaca a importância das bancas como um momento de autoavaliação da Escola, “pois indicam os temas de interesse dos alunos e apontam algumas habilidades que precisam ser mais exploradas em sala de aula nas diferentes áreas do conhecimento”.
Das pesquisas apresentadas para as Bancas, 60 serão selecionadas para o II Salão de Iniciação Científica do Colégio La Salle São João, que poderá ser conferido pela comunidade educativa no dia 24 de agosto. A lista dos selecionados será divulgada no dia 5 de agosto, nos canais de comunicação da Escola.