09/07/2019

Colégio é selecionado para II Festival da Matemática

Duas propostas desenvolvidas pelos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, do Colégio La Salle São João, foram selecionadas para o II Festival da Matemática do Estado. O evento, realizado pelo Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS, reúne curiosidades sobre a disciplina através de Mostra, Jogos, Oficinas e Palestras.

As propostas “Relógios Matemáticos e Ampulhetas recicláveis” serão expostas ao público durante o Festival, de 7 a 10 de agosto, na Universidade. Feitos com materiais reaproveitáveis, os instrumentos foram elaborados com base no conceito de metodologias ativas e idealizados pelos professores Fabiana Moreno, Gabriel Gomes, Nabor Nunes e Ricardo Chilela.

Entre os conteúdos trabalhados na construção dos relógios estão operações matemáticas, expressões numéricas, equações do 2º grau e cálculo de medidas; já para as ampulhetas foram trabalhados temas como geometria espacial, sólidos de revolução, medidas de tempo, cálculo de volume, entre outros.

Conforme os professores, o reconhecimento dos trabalhos demonstra a importância de propor atividades que utilizem a resolução de problemas para desmistificar a ideia da mecanização da matemática. “Proporcionam ao aluno uma vivência em que a matemática é uma ferramenta para auxiliar no cotidiano e mostram a utilidade da disciplina através de uma aprendizagem significativa”, declarou a equipe.

O II Festival da Matemática no Rio Grande do Sul possui como objetivo promover a popularização do conhecimento matemático por meio de atividades lúdicas e interativas, num esforço de ampliar o interesse pela Matemática.

Saiba mais em https://www.ufrgs.br/festivaldamatematica-rs/index.html.