No dia 25 de junho, um grupo de pais da Educação Infantil (Pré I e Pré II) participou de uma oficina de adaptação de brinquedos eletrônicos. A atividade foi desenvolvida pelo professor da UFRGS e Coordenador do projeto "Mil Brinquedos, Mil Sorrisos", Eduardo Cardoso, e pelo professor de Robótica do Colégio, Gabriel Schneider.
Durante duas horas, os pais vivenciaram a experiência de adaptar brinquedos eletrônicos para crianças com deficiência motora e/ou intelectual. Utilizando materiais simples, como cds e tubos de confetes, e ferramentas do Laboratório da Escola, os pais desmontaram os brinquedos, conectaram fios por meio de soldagem e montaram novamente, modificando o acionamento para promover a acessibilidade.
“A oficina foi sensacional”, afirmou o pai, Jackes Heck. Para ele, a atividade valorizou o aproveitamento de eventuais sucatas e novas soluções para brinquedos e possibilitou que pais e mães interagissem e aprendessem com a cultura maker. A mãe, Letícia Bederode, declarou que “poder construir solução para que uma criança possa brincar encheu o peito de alegria”.
A oficina é uma das ações do projeto “Toque e Transforme: A Magia dos Brinquedos”, que tem entre seus objetivos refletir sobre a utilização e valorização dos brinquedos, desenvolvendo sentimentos de empatia e solidariedade.
“Admirei o conceito do projeto não apenas pelo cunho beneficente e inclusivo, que são características maravilhosas, mas, também, por servir para educar nossos pequenos sobre importares princípios humanos como o de compartilhar e contribuir para a felicidade do próximo”, concluiu Letícia, destacando o sentimento de comunidade que permeia a educação lassalista.