No mês de setembro, os alunos do 6º ano/EF receberam a visita do escritor e professor brasileiro, Daniel Munduruku, um dos principais escritores indígenas brasileiro. Doutor em Educação pela USP, Pós-Doutor em Literatura pela Universidade de São Carlos e autor de 52 livros, Munduruku é autor de "Memórias de índio" tema da primeira leitura obrigatória da série em Língua Portuguesa.
Nascido em Belém, no Pará, filho do povo indígena Munduruku, o autor falou sobre o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira, esclarecendo dúvidas dos alunos quanto ao modo como vivem e como são tratados. No livro, Daniel narra os contatos com a língua portuguesa e relata os desafios e preconceitos enfrentados nas lutas dos povos originários.
Segundo a professora, Vanessa Dutra, a escolha da obra se deu pelo conteúdo, uma quase autobiografia do autor com as suas memórias da infância, da juventude e da vida adulta, e pela oportunidade de trazer um novo olhar para a cultura indígena através da empatia. “Uma das ideias foi propor que os alunos identificassem pontos comuns entre eles e a narrativa, especialmente na fase em que se encontram”.
Ainda na disciplina, os alunos trabalharam as variações linguísticas, abordando a herança indígena no vocabulário brasileiro, e as lendas como gênero textual, trazendo o caráter ficcional e ilusório das narrativas.