Na semana em que se cultua as tradições gaúchas e, num período em que se debate sobre a importância sociocultural dos museus, torna-se oportuno divulgar um trabalho significativo realizado pelos alunos do 5º ano/EF, que buscou resgatar a história do Rio Grande do Sul em um espaço público de construção do conhecimento.
Durante as férias de inverno, alunos e familiares foram convidados para uma experiência de contato com o Museu Júlio de Castilhos, o mais antigo do Estado, localizado no centro de Porto Alegre/RS. No Museu, a tarefa era desvendar uma série de pistas criadas pelas professoras para que, juntos, descobrissem de que peça se tratava e em que sala do museu estava exposta.
Nesse sentido, a atividade levou alunos e familiares a explorar diferentes espaços e conhecer o acervo, composto por 11 mil objetos, divididos em 29 coleções. “Não temos palavras pra expressar tamanha satisfação de ver tanto público circulando no museu e do quanto isso tem nos fortalecido”, relatou a diretora do Museu, Gabriela Silva, em e-mail de agradecimento ao Colégio.
Conforme a diretora, a atividade realizada pelo Colégio cumpriu “uma missão cultural e social, reaproximando públicos de sua própria identidade, história e do museu. Percebe-se as crianças exercitando e fortalecendo sua capacidade cognitiva e seus adultos acompanhantes saindo de suas rotinas, curtindo em família e redescobrindo sua capacidade de passear e fruir”.
Para simbolizar a visita, integra o projeto “Rio Grande do Sul: vivências que transformam o conhecimento em pluralidade e em consciência de si e do outro”, os alunos deveriam fazer uma foto no quarto de Júlio de Castilhos.
Confira na íntegra o depoimento da diretora do Museu:
Prezadas Professoras
É com grande satisfação e emoção que estamos recebendo muitos pais e alunos que estão nos visitando, no Museu Julio de Castilhos, para realizar a tarefa compartilhada por vocês.
Não temos palavras pra expressar tamanha satisfação de ver tanto público circulando no museu e do quanto isso tem nos fortalecido, logo, pelo menos, escrevemos este "feedback" para tentar agradecer...
É maravilhoso ver pais e alunos, juntos, descobrindo o museu e se divertindo com a busca das respostas ao questionário de férias... no começo, muitos chegam apreensivos ou entediados somente preocupados com a realização da tarefa, mas a medida que exploram o museu e vão percebendo seu acervo, agradavelmente se surpreendem com as histórias, com o que não conheciam e com a possibilidade de dialogar com nossos mediadores. A sensação é de ver o coração deles se iluminando...
Ao final da atividade é possível perceber que muito além da resposta correta, o questionário cumpre uma missão cultural e social, reaproximando públicos de sua própria identidade, história e do museu. Percebe-se as crianças exercitando e fortalecendo sua capacidade cognitiva e seus adultos acompanhantes saindo de suas rotinas, curtindo em família e redescobrindo sua capacidade de passear e fruir.
Muito, muito obrigada pelo o que vocês fizeram. Tem sido maravilhoso para todos! Nossos parabéns a estas maravilhosas educadoras.
Torceremos para que se repita e "viralize", que vire um movimento cultural!
Muito obrigada do fundo do coração de toda nossa equipe e pelo futuro do Museu Julio de Castilhos.
Com grande abraço,
Gabriela Silva
Diretora
Museu Julio de Castilhos