08/10/2013

Projeto valoriza o jovem como protagonista social

Um grande projeto acaba de ser lançado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) junto com os professores de Sociologia, Filosofia, História e Ensino Religioso do Colégio La Salle São João. Trata-se do “Projeto Juventude”, que incentiva o jovem a elaborar projetos de ação para transformação do contexto social.

Com caráter interdisciplinar, o projeto será desenvolvido pelos alunos da 8ª série/EF e 1ª e 2ª séries/EM e tem como objetivos incentivar o protagonismo, formar lideranças, pensar a coletividade, promover transformação social e afirmar o valor da juventude na sociedade.

A metodologia consiste no trabalho de um dos temas - Cyberbullying, Ética e Cidadania, Saúde e Sexualidade e Drogas – a partir de ações como criação de banner virtual, programa de rádio, comerciais para rádio e TV e páginas no Facebook. Cada turma será responsável por um dos temas e apadrinhada por dois professores, que irão apoiar o desenvolvimento do projeto.

As ações desenvolvidas irão fundamentar o projeto, que será apresentado aos alunos e à comissão organizadora, formada pelos professores e pelas duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, nos dias 30 e 31 de outubro.

No projeto escrito, os alunos deverão apresentar um cronograma de ação com aplicação por seis meses, envolvendo o tema estudado e os objetivos do projeto. O melhor projeto será premiado e aplicado na Escola no ano de 2014.

Acompanhamento do estudo
O acompanhamento da pesquisa sobre o tema, assim como o desenvolvimento de ações e entrevistas com profissionais da área estudada, poderá ser conferido por pais e familiares nas páginas criadas pelos grupos no Facebook:

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS
Veja as fotos aqui.