Na quinta-feira, 26 de abril, os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental participaram da primeira ação da II Mostra de Iniciação Científica do Colégio La Salle São João. Através de oficinas, a atividade ilustrou a estrutura de um projeto através da apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos professores da Escola nas suas respectivas áreas.
As oficinas foram realizadas simultaneamente e os alunos escolheram, mediante inscrição prévia, o assunto de maior interesse para participar. Dessa forma, seis espaços foram organizados para a partilha de experiências dos professores como pesquisadores. Participaram os professores Vanessa Dutra, Ricardo Chilela, Gabriel Gomes, Gabriel Schneider, Carlos Ely e Bruna Rocha.
Além dos elementos básicos de um projeto (problema, objetivo, hipóteses, etc), outros tópicos puderam ser trabalhados como a motivação para a escolha do tema, a importância da leitura para a escrita do trabalho e o apoio do professor orientador.
As próximas etapas do projeto contemplam, na primeira quinzena de maio, aulões sobre possibilidades de pesquisa dentro das diferentes áreas do conhecimento, e, na segunda quinzena, o início das orientações com o professor orientador da turma. Nessa fase, os alunos escolhem o tema e definem o problema da pesquisa.
O projeto de iniciação científica conta, ainda, com a apresentação dos trabalhos para bancas avaliadoras, a participação em eventos externos de cunho cientifico e culmina com a realização da Multifeira.
Confira as pesquisas trabalhadas nas oficinas:
Salas do bloco B
Profª. Vanessa Dutra (Língua Portuguesa/EF): “Ensinar e Aprender: O que os alunos pensam sobre a prática de seus professores?”.
Prof. Ricardo Chilela (Matemática/EM): “O jogo de pôquer: uma situação real para dar sentido aos conceitos de combinatória”.
Salão do bloco E
Prof. Gabriel Gomes (Matemática/EF): “Matemática e Arte: De Escher à Algebra”.
Salão do bloco D
Prof. Carlos Ely (História/EF e EM): “Direitos Humanos e Desenvolvimento”.
Sala Conexões
Profª. Bruna Rocha (Língua Inglesa/EF): “Linguística Aplicada: possibilidades de pesquisa em análise do discurso”.
Labie I
Prof. Gabriel Schneider (Física/EM): “Ensino de calorimetria com ênfase no desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de gráficos”.