09/07/2013

Projeto “Quero ser saudável”

Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental estão participando de uma série de palestras relacionadas à Nutrição. O objetivo principal da atividade é incentivar hábitos de alimentação saudável entre os estudantes, bem como ensinar e orientar sobre a escolha de alimentos nutritivos e de boa qualidade.

No dia 2 de julho, as turmas 121, 122, 123, 124 e 125 participaram de uma atividade especial em sala de aula com estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da UFRGS. Usando rótulos de diversos produtos alimentícios, foram analisadas as informações nutricionais e apresentadas as quantidades de açúcares e gorduras de cada alimento. Além disso, foi realizada uma análise dos hábitos alimentares das crianças e apresentadas opções de alimentos que podem ser consumidos sem prejuízos à saúde.

Já no dia 3 de julho, as turmas assistiram à palestra “Conhecendo o Pequeno Mundo” sobre microbiologia, que alertou sobre a importância de guardar bem os alimentos para que eles não sejam contaminados por microorganismos e de lavar bem as mãos antes de comer. No dia 4 de julho, a nutricionista do Colégio, Maria Cristina Furtado da Silva, fez uma palestra para os estudantes abordando a importância da alimentação saudável.

No início do próximo semestre, a atividade prevista tem a ver com a sustentabilidade na preparação de alimentos. Os estudantes receberão uma receita de bolo feito com cascas de banana, que levarão para casa e prepararão com os pais. Em sala de aula, farão uma avaliação sensorial e darão notas aos bolos produzidos. Além disso, utilizarão um jogo dos erros para mostrar ações sustentáveis no dia a dia.