Na última semana, estudantes da 2ª e 3ª Série do EM do Colégio LSSA participaram do UFRGS MUNDI 2015. O evento ocorre anualmente na Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é organizado por alunos dos mais diversos cursos: Relações Internacionais, Direito, Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda) e Design. O projeto se propõe a promover discussão de importantes tópicos da agenda internacional entre estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas do Rio Grande Sul.
As discussões são estruturadas em comitês, que simulam reuniões de fóruns multilaterais internacionais e cortes de justiça, onde os alunos inscritos atuam como representantes de países, juízes e repórteres. Cada estudante representava o delegado de um país, e todos os delegados mediava uma espécie de cúpula ou assembleia, além de discutir um assunto pré-definido, era obrigatório defender a opinião do país que você escolhia, não a sua. “Eu era o delegado da Tanzânia, e tinha que defender uma maior regulamentação do extrativismo feito por empresas extra-regionais na África”, conta o estudante Solano Campos, da turma 232.
O estudante destaca que “Foi muito proveitoso, pois foram várias horas de debate que, além da experiência, nos trouxe muito conhecimento na área escolhida, no meu caso, União Americana”. Até nos momentos de pausa, tanto para almoço, como para o coffee break, os alunos não paravam, “durante os intervalos, lanchávamos e após, fazíamos acordos com outros países por fora do debate, enviávamos documentos de trabalho que depois seriam usados para montar a proposta de resolução”.
A atividade foi realizada em dois dias, porém a preparação ocorreu com antecedência, a partir de reuniões, palestras e muito estudo. Parabéns ao grupo que participou desse evento!