14/10/2015

Bibliotecas

Alunos criam App para reforçar conteúdo de física

Alunos criam App para reforçar conteúdo de física

   Estudar física nunca foi muito fácil para os estudantes, assuntos complexos, que exigem lógica, raciocínio e domínio da matemática para a resolução de fórmulas e problemas físicos. Quando tais assuntos são estimulados de maneira correta, os resultados são os melhores. Exemplo foi a criação de um aplicativo, no componenete curricular de Física, a partir de uma proposta diferenciada para o ensino de Gravitação Universal. Os alunos da 1ª série do ensino médio foram divididos em grupos, e desafiados a desenvolver um jogo que reforçasse os conhecimentos desse conteúdo disciplinar.

   Após a organização das tarefas, o trabalho foi dividido em cinco etapas: a primeira parte foi de pesquisa sobre o tema em livros e internet; segundo, a elaboração de uma proposta de jogo com regras e tabuleiro que deveria ser entregue para avaliação do professor; após a devolução do material, a terceira etapa foi criar um rascunho do jogo contendo estratégias que abordassem o tema de maneira qualitativa. Com o resultado da testagem e mensuração envolvendo outras turmas, cada grupo teve que construir a versão final do jogo, e seu formato ficou a critério de cada um. O destaque, dessa atividade, foi para o grupo dos estudantes Bruno Vallim, Gabriel Lemos e Mateus Dondé, que criou um jogo no formato de aplicativo para celular, que nos próximos meses passará por melhorias e será incrementado com novas funcionalidades. E sobra criatividade para os estudantes do LSSA que transformam desafios em grandes momentos de inovação e aprendizado.

< voltar