28/05/2015

Projeto Cuidando do Mundinho trabalha Meio Ambiente

O tema Meio Ambiente sempre foi preocupação de muitas pessoas. São fábricas que poluem o ar, lixo jogado nas ruas indiscriminadamente, rios e arroios poluídos e uma vasta degradação ao nosso mundo e suas belezas naturais. Levando em conta tal situação, os pequenos da turma P41 montaram um Rap (discurso rítmico com rimas e poesias cantado na atualidade) sobre o lixo.

A iniciativa surgiu a partir do Projeto Cuidando do Mundinho, coordenado pela professora Giani Manganelli, que aborda questões do dia a dia, com rodas de conversa sobre as atitudes de cada um e seus cotidianos, maneiras de não desperdiçar água, luz, cuidados com as plantas e animais e tudo isso tendo como exemplo, o lugar onde eles vivem. Junto a esta diversidade de temas serão incluídas as formas e medidas que o ser humano pode tomar para evitar a extinção de animais, a preservação das florestas, oportunizando desde muito cedo a formação de ações cidadãs.

Após alguns ensaios, a P41 se apresentou para outras turmas da Educação Infantil que estavam no pátio e a letra do Rap estava na ponta da língua de todos eles. Houve uma caracterização especial e muita alegria envolvida entre os alunos. Essa é uma das várias ações planejadas para o projeto, a turma vem participando de diferentes atividades que abordam o assunto meio ambiente – culinária, experimentos científicos que instigam os pequenos estudantes a desenvolver a curiosidade e o interesse sobre fenômenos da natureza, bem como, levantamento de hipóteses, problematizações que envolvem a questão ambiental. Ao final como culminância do projeto, podemos aguardar uma bela obra cinematográfica estrelada pela turma.