07/08/2014

Apresentação do projeto MenteInovadora

Na noite de ontem, dia 06 de agosto, aconteceu a apresentação do programa Menteinovadora às famílias dos alunos da Pré-Escola II (P2); 5ºs aos 8ºs anos e 8ªs Séries do Ensino Fundamental.  O Diretor Omero Borges, iniciou a apresentação lembrando fatores importantes para o desenvolvimento das crianças e jovens, e que a escola e a família devem ser os principais estímulos para a formação dos alunos.

Logo após um representante da Mind Lab, ilustrou as inúmeras mudanças vividas por gerações, fez uma retrospectiva e mostrou as principais características de cada uma delas até chegar a geração Z, geração dos nossos estudantes. A geração Z é a geração que nasceu entre os anos de 1990 e 2010, e sua principal característica é a capacidade de conectar-se simultaneamente em diversas atividades, principalmente com produtos eletrônicos.

A metodologia adotada pelo projeto Menteinovadora, quer proporcionar a esses alunos a integração, capacidade de trabalhar em equipe e de produzir coletivamente. Há uma grande preocupação com o futuro dessa geração que está isolada em mundos virtuais.

O método de desenvolvimento do projeto é sustentado por três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e a figura do professor mediador. Os desenvolvimentos de habilidades cognitivas, emocionais e éticas são o principal objetivo dessa proposta, cujo resultado é proporcional ao envolvimento e participação das famílias.