16/05/2014

Dia “Nerd” nas turmas da 3ª série do Ensino Médio

Há cerca de cinco anos as turmas de 3ª série do Ensino Médio fazem uma brincadeira: uma vez por mês passam a manhã vestidos de acordo com a temática escolhida. Esta atividade é um ritual de despedida das turmas que, ano que vem estarão nas melhores universidades do país.

Neste ano, as turmas começaram a brincadeira com o "Dia do Nerd". O termo "Nerd" surgiu ainda nos anos 1950 no Instituto de Tecnologia de Massachussets, o MIT, e era atribuído àqueles que trabalhavam nos laboratórios e que, normalmente, passavam as noites em claro por causa de suas pesquisas. Atualmente, nerd é termo que descreve, de forma estereotipada, aquele exerce atividades intelectuais consideradas inadequadas para sua idade. No Brasil, o sinônimo de nerd é CDF ou "Cabeça-de-Ferro".

O Nerd já foi desrespeitado, considerado pelas outras pessoas como alguém solitário e atrapalhado, por não participar de atividades físicas ou de integração. Hoje em dia não é mais assim. Existem vários tipos de nerds e eles são bastante respeitados. Entre os nerds de hoje, existem os Geeks, aqueles apaixonados por informática e tecnologia; os Gamers que sabem tudo sobre os jogos de videogame; os Otakus, fanáticos por desenhos (animes) e histórias em quadrinhos (mangás) japoneses; os Cinéfilos que conhecem todos os filmes, diretores e atores de Cinema; entre tantos outros... Qualquer pessoa que é extremamente apaixonada por alguma coisa é um nerd.

Desta vez, os alunos da 3ª série do Ensino Médio vieram fantasiados de "nerd" e se divertiram bastante com a brincadeira. Durante o ano, haverá outras edições da brincadeira, mas a temática, ninguém sabe. Acompanhe pelo nosso site e página no Facebook para saber qual será a próxima surpresa dos nossos futuros universitários.