26/02/2014

Período de Adaptação - Educação Infantil

Período de Adaptação na Educação Infantil

O Colégio La Salle Santo Antônio acompanha esta fase inicial e importante, que é um período marcado pela expectativa das famílias em relação ao ingresso das crianças no ambiente escolar.

A adaptação escolar é um período ansiogênico, tanto para a criança quanto para a família. A Escola é um espaço que viabiliza a educação, a socialização, descobertas e o processo de autonomia do aluno. Ao ingressar na educação infantil um ambiente novo lhe é apresentado, o que pode gerar um desconforto na criança pela necessidade de afastamento do seu núcleo familiar. Portanto, o papel da família neste momento é de transmitir confiança e tranquilidade ao seu filho ao entregá-lo no ambiente escolar, e ao surgirem dúvidas ou questionamentos estes podem buscar auxílio aos serviços pedagógicos oferecidos pelo LSSA.

São desenvolvidos pelo Colégio atividades com livros, filmes, histórias e brincadeiras que auxiliam as crianças no processo de adaptação, buscando recursos que proporcionam superar as dificuldades vivenciadas por elas neste período.