07/08/2023

La Salle Santo Antônio completa 110 anos

No dia 4 de agosto, o La Salle Santo Antônio completou 110 anos dedicados à educação de crianças e jovens. Para celebrar a data, realizamos um parabéns coletivo, no pátio da escola, com a fala da diretora Silvana Menegat, educadora da instituição há 31 anos. Após o agradecimento à comunidade, os estudantes receberam cupcakes e copos personalizados.

À noite, no salão de atos do Colégio, realizamos uma Celebração com os educadores, sob a condução do Frei Zelmar Antônio Guiotto, da Paróquia Santo Antônio. Os professores e técnicos antonianos participaram de um coquetel, logo após a missa.

A comemoração com as famílias do La Salle Santo Antônio será realizada no dia 2 de setembro. As informações serão compartilhadas mais próximo à data, por meio do aplicativo da escola.

Nosso aniversário foi notícia no GZH. Confira a matéria completa aqui.

Nossa história

Localizado na rua da Paróquia Santo Antônio de Porto Alegre, o colégio lassalista recebeu seu nome em homenagem à instituição religiosa, em 4 de agosto de 1913. Inicialmente, a escola era uma casa de madeira, existente na esquina da rua Luiz de Camões com a Estrada Mato Grosso (atual avenida Bento Gonçalves). No primeiro dia, o La Salle Santo Antônio contou com apenas oito alunos, finalizando o ano com 21 estudantes.

Em 1957, ocorreu a formatura da primeira turma de Ginásio, antigo ensino médio. E em 1968, o Colégio passou a receber estudantes de ambos os gêneros. A implementação do Jardim de Infância ocorreu em 1982. Em 1993, houve a posse do primeiro diretor leigo, pela professora Nilza Irulegui Bueno. Até então, o La Salle Santo Antônio era administrado somente por irmãos.

O Colégio, que celebra 110 anos, atende atualmente 1712 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. O antigo casarão de madeira cedeu lugar a mais de 30.000m², distribuídos em estrutura física para todos os níveis de ensino e o Noviciado, espaço de formação de irmãos lassalistas. O Colégio integra a Rede La Salle, que atende mais de 47 mil alunos em suas 45 comunidades educativas.