07/07/2023

Ensino Fundamental I

Como desenvolver a inteligência emocional?

O ser humano é um ser essencialmente social. Uma das condições primordiais da vida em sociedade é saber se relacionar com o mundo e com os outros. A capacidade de conviver, conhecer, trabalhar e ser, assim como lidar com as emoções são essenciais para o desenvolvimento do nosso dia-a-dia em sociedade.

As emoções são reações fisiológicas provocadas por algum estímulo interno ou externo. Desde a infância, essas sensações ditam os comportamentos frente a eventos cotidianos. No entanto, nem sempre as crianças possuem as ferramentas para lidarem adequadamente com as diferenças, dificuldades e conflitos que emergem nas interações com o outro.

Tendo em vista ese contexto, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e os(as) professores(as) do La Salle Santo Antônio realizaram o projeto Circuito das Emoções, com o 2º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi desenvolver a inteligência emocional com os estudantes, por meio da identificação e nomeação das emoções, bem como a socialização com os colegas, incentivando o diálogo e a resolução de conflitos.

Durante o turno de aula, os estudantes foram divididos aleatoriamente, misturando as turmas, e receberam uma pulseira colorida. Cada cor correspondia a uma oficina e emoção diferente, cujo tempo de duração era de 20 minutos cada. Todos os estudantes realizaram o circuito completo de oficinas:

• Música: cada criança retirou uma pelúcia ou objeto de dentro de um saco, devendo escolher uma música de acordo. O professor de música e os demais colegas cantaram junto, demonstrando a emoção causada pela canção escolhida.
  • Educação Física: o professor de educação física realizou uma atividade, na qual os estudantes deveriam conduzir o colega, exercitando a confiança. Também utilizou um paraquedas gigante colorido, estimulando os antonianos a brincarem cooperativamente, de acordo com as cores. O objetivo foi demonstrar que, somente de maneira conjunta, conseguiriam ter êxito nos desafios propostos.
  • Eu fico triste e você?: em uma roda de conversa, utilizando o fantoche da personagem Tristeza do filme Divertidamente, os estudantes foram convidados a falar a respeito do que os deixa tristes.
  • Respiração guiada “Dragão”: os estudantes foram convidados a fechar os olhos e imaginar um dragão, simulando o som do animal. Com esse exercício, as professoras realizaram uma analogia, explicando que quando o dragão sente raiva, precisa soltar o fogo que vem de dentro até se acalmar. Partindo da reflexão de que osseres humanos também precisam encontrar meios de dissipar a raiva, os estudantes confeccionaram dragões de papel. Depois de prontos, foram conduzidos em exercícios de respiração, utilizando os materiais produzidos. Ao final da atividade, compartilharam como fazem para lidar com os momentos de raiva.
  • Balde do nojo: dentro de um balde cheio de bolinhas coloridas de gel coloridas, foram colocados objetos que poderiam causar nojo às crianças. Com os olhos vendados, os estudantes deveriam pegar um objeto. Após realizarem a experiência, os estudantes compartilharam qual foi a sensação de colocar a mão em algo desconhecido e ter o contato com a “meleca”. A oficina buscou abordar a importância da emoção aversiva em nossas vidas.

• Caixa do medo: os estudantes foram encorajados a colocar a mão numa caixa preta com a inscrição "Caixa do medo", retirando um papel com a descrição de uma situação temida, podendo ser real ou imaginária. O intuito foi exercitar o olhar das crianças sobre os contextos trazidos, auxiliandoos na identificação da emoção e maneiras de lidar com ela.
  • Oficina da emotions: com atividades diversificadas e utilizando somente a língua inglesa, os estudantes brincaram com jogos da memória, de cartas, dados e games.

Ao final do dia, os estudantes receberam um envelope com o seu certificado de participação no Circuito das Emoções e um jogo de tabuleiro com dados, para ser jogado com a família em casa.

Programa Família Segura

O projeto integra as ações do eixo "Cuidado" do programa Família Segura do Colégio, com foco na integridade física, emocional e social dos estudantes, educadores e famílias. Contempla rodas de conversa, momentos formativos, palestras e atividades que oportunizem a escuta, o diálogo e o respeito. Abrange ainda ações de cuidado com a saúde integral da comunidade.