04/07/2023

Ensino Fundamental II

Desenvolvimento e sexualidade

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) do La Salle Santo Antônio realizou o projeto "Desenvolvimento e sexualidade", com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa envolveu também as disciplinas de Ciências e Ensino Religioso, com o objetivo de fomentar nos antonianos o olhar para sua saúde física e emocional.

Pensar a sexualidade como aspecto central do ser humano ao longo da vida, que engloba identidade, papéis de gênero, autocuidado, escolhas e reprodução, é fundamental para que o indivíduo esteja com a sua saúde integral em dia. "Podendo ser influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, religiosos e espirituais", complementa a orientadora Fabiana Oravec.

O projeto buscou promover uma reflexão a respeito de como os estudantes podem fazer as melhores escolhas em relação à escola e formação acadêmica, aos relacionamentos com a família, amigos e namoros, além de abordar o uso de drogas lícitas e ilícitas e as consequências de seu consumo. A iniciativa oportunizou ainda o conhecimento sobre o corpo humano, sistema reprodutor e doenças sexualmente transmissíveis, conteúdo previsto no currículo de ciências.

Dentre as atividades realizadas ao longo do projeto, o 8º ano EF participou de rodas de conversa, elaboração de cartazes informativos e bate-papo com o hebiatra, professor de medicina da UFRGS e doutor Alberto Mainieri.

Bate-papo com o hebiatra e doutor Alberto Mainieri

Programa Família Segura

O projeto integra as ações do eixo "Cuidado" do programa Família Segura do Colégio, com foco na integridade física, emocional e social dos estudantes, educadores e famílias. Contempla rodas de conversa, momentos formativos, palestras e atividades que oportunizem a escuta, o diálogo e o respeito. Abrange ainda ações de cuidado com a saúde integral da comunidade.