16/06/2023

Desenvolvendo a inteligência emocional com crianças

De onde vêm as emoções? Do que se alimenta a raiva? Por que estamos calmos e, de repente, não estamos mais?

Com o intuito de desenvolver a capacidade de lidar com as emoções e sentimentos dos estudantes da Creche III da Educação Infantil do La Salle Santo Antônio, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) utilizou o livro "Pedro vira porco-espinho".

Na obra, a autora Janaina Tokitaka narra a rotina normal de um menino. Porém, quando algo não acontece como ele espera, o personagem se transforma em porco-espinho. Por meio dessa metáfora divertida sobre as transformações de humor e as emoções, a história convida o leitor a refletir sobre a origem dos sentimentos.

A partir da contação de história, as crianças puderam falar e expressar sobre como se sentem e como lidam com as situações no dia a dia. Os antonianos também realizaram a atividade lúdica de fincar palitos de fósforo em uma batata, construindo seu próprio porco-espinho, além de realizarem desenhos sobre a obra.

Iniciativas como essa auxiliam no desenvolvimento da inteligência emocional, ampliando a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com as emoções e sentimentos próprios e de outras pessoas.

Essa é uma das ações do eixo "Cuidado" do programa Família Segura do Colégio, no qual os estudantes são encorajados a realizarem a comunicação não-violenta, desenvolvendo habilidades de resolução de conflitos e empatia.